A transformação de São José dos Campos em um polo de inovação

Redação – 24.11.2022 – A cidade aparece à frente de capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, segundo aceleradora de startups

Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de São José dos Campos fechou uma parceria inédita com a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) com o objetivo de atrair para a cidade empresas que atuam com Centros de Serviços Compartilhados (CSC). Este é um modelo de gestão que tem sido aplicado nas organizações com o intuito de otimizar e dar mais praticidade para diferentes processos interligando-os entre si. 

De lá pra cá, alguns projetos, buscando atrair grandes empresas, têm saído do papel, como o Centro de Segurança e Inteligência, Educação 5.0 e certificação da primeira cidade brasileira inteligente, resiliente e sustentável. Empresas como Ball Corporation, Bayer, Pilkington e Logmed já estão presentes na cidade, mostrando que a empresa tem atraído atenção de grandes empresas. 

Segundo pesquisa da aceleradora de startups Endeavor, a cidade de São José dos Campos é a mais inovadora do País. O levantamento mostra que a cidade está à frente de capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, que aparecem em terceiro e quarto lugar, respectivamente. O Parque Tecnológico presente na cidade faz jus a essa posição, contando com a presença de mais de 300 empresas e instituições de ensino e pesquisa. Cerca de 6 mil pessoas transitam diariamente por este espaço e, desde a sua inauguração, em 2009, o parque recebeu mais de R$ 1,9 bilhão em investimentos.  

Benefícios para a cidade 

Para Alberto Marques, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São José dos Campos, essa movimentação e ambição em se tornar um polo empresarial traz diversos benefícios para a cidade. “Mão de obra de alto nível, serviços que serão faturados trazendo recolhimentos de impostos importantes no INSS, movimentação econômica em geral e uma internacionalização relevante são benefícios trazidos pelos CSCs nos colocando como exemplo a ser seguido na criação de projetos que buscam inovação e desenvolvimento para a cidade”, diz. 

No dia 29 de novembro, o Parque Tecnológico receberá o maior evento de CSC do Brasil, com palestras e discussões em mesas redondas, contando com a participação de empresários de grandes organizações. O evento intitulado de CSC Innovation Day, organizado pela Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC), tem o objetivo de discutir a importância dos Centros de Serviços Compartilhados e da inovação baseada em dados. 

Segundo o secretário, no Brasil, o segmento de Centros de Serviços Compartilhados ainda está em desenvolvimento e isso deixa o País atrasado em relação às grandes potências mundiais, mas com capacidade e previsão de crescimento nos próximos anos. “Vai ser uma honra sediarmos esse evento e ainda premiarmos as boas práticas das corporações ao longo do ano. Existe um esforço muito grande para trazermos para a cidade esse modelo de gestão junto das melhores práticas de back office e a ABSC tem sido uma grande parceira nesse desafio”, finaliza o secretário.