Porto de Santos ganha site com vídeos em imersão 360° em comemoração aos 130 anos

Redação – 29.11.2022 – Portal especialmente preparado hospedará produções em imersão 360° (efeito 3D) que colocam o espectador dentro das operações portuárias 
Imagem de terminal de contêineres do Porto de Santos captada com câmera 8K (foto: divulgação).

O Porto de Santos, no litoral de São Paulo, adicionou uma nova forma de interatividade ao seu site com o lançamento do Portoem360. O portal agora conta com imagens em 360°, permitindo que quem acesse o site tenha pontos de vista diferentes sobre o Porto de Santos. Além de imagens, vídeos também foram disponibilizados em 360°. 

O projeto será apresentado pela primeira vez, com o fornecimento de óculos de realidade virtual, dentro do AAPA Latino – 30º Congresso Latinoamericano de Portos, no Blue Med Convention Center, em Santos, de 28 a 30 de novembro. O portal estará disponível para o público em geral a partir de hoje (29/11). 

Portoem360 tem o objetivo de dar mais acesso virtual a quem se interesse pelo Porto de Santos, ampliando a noção da importância histórica, econômica e social do espaço. Com o novo portal, também há a expectativa de melhoria da percepção para a opinião pública. 

A iniciativa, que poderá ser levada a outros complexos portuários, está sendo possível a partir do financiamento obtido com um prêmio conquistado em um edital do Programa de Ação Cultural – Proac, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O Edital 26/2021 foi direcionado para projetos de produção de games e realidade virtual. A Release Eletrônico foi contemplada com o projeto “Visita virtual ao Porto de Santos”. 

Visita virtual aproxima a população e o porto 

Uma das consequências diretas do baixo envolvimento entre o público e o porto é a ausência de percepção quanto às possibilidades nas áreas de formação e ingresso em carreiras profissionais relacionadas. Grande parte da população desconhece que o Porto de Santos tem 130 anos como porto organizado e que movimentou 147 milhões de toneladas de cargas em 2021, por exemplo. 

Com o Portoem360, a expectativa é aproveitar temas como o metaverso e fazer com que a população se interesse em visitar o site. Os vídeos para o portal têm imagens do Porto de Santos captadas com imersão 360° com câmeras de 8K, com stereoscopia, mais comumente chamado de efeito 3D. A sonorização, a edição e a finalização foram feitas em softwares apropriado. 

As primeiras cinco edições fazem parte do pacote contemplado com o Edital do Proac, com os títulos O Porto; Navios e Coordenação, Operação Contêiner; Operação Açúcar e Operação Celulose. 

Será possível produzir outros, em Santos ou em outros terminais portuários, com o patrocínio de empresas interessadas, privadas ou públicas. O hotsite estará hospedado no endereço específico com o nome do projeto e também no YouTube. 

Em uma segunda etapa, em cinco vídeos do projeto vencedor do Proac haverá a possibilidade de interação por meio de hotspots distribuídos ao longo da exibição. Ao clicar nestes hiperlinks o espectador vai acessar mais informações sobre o assunto. 

O projeto está estruturado para ampliar e criar experiências únicas para cada participante. As versões com interatividade utilizando hotspots serão fornecidas gratuitamente para escolas, universidades e centros de formação técnica e de comércio exterior. Com longa experiência de produções neste setor, os realizadores reconhecem que há escassez de materiais audiovisuais sobre as atividades portuárias.