Valeo apresenta tecnologia para evitar acidentes entre veículos autônomos e pedestres

Redação – 10.01.2023 – Conceito da Pantomime está em entender movimentos de ciclistas e pedestres para evitar acidentes com carros autônomos 

Durante a CES 2023, feira de tecnologia que encerrou domingo (8/1) em Las Vegas, nos Estados Unidos, a Valeo, empresa de serviços e sistemas automotivos, revelou uma nova tecnologia que, segundo ela, pode ajudar os veículos autônomos a antecipar melhor as ações que pedestres, ciclistas e outros usuários mais vulneráveis realizam nas ruas. 

Os veículos autônomos estão sendo criados para que sejam capazes de conversar entre si e até mesmo com equipamentos de trânsito, como semáforos. Dessa forma, os carros conseguem predizer a ação que cada um irá tomar e evitar acidentes. A situação muda de figura quando se trata de motocicletas, ciclistas ou mesmo pedestres.  

Chamada de Pantomime, a Valeo disse que a solução faz uso de um algoritmo para ajudar os veículos a “entender os movimentos” de outros usuários da via e antecipar possíveis ações que eles farão. Em um comunicado à imprensa, o fornecedor disse que o software também pode seguir instruções de policiais ou outras autoridades nas estradas. 

A Valeo não disse em que estágio de desenvolvimento da tecnologia Pantomime está e nem quando ela deve ser disponibilizada ao mercado. No entanto, a empresa também destacou a nova versão do seu sistema LiDAR, a SCALA 3 LiDAR, software que faz o uso de feixes de laser para escanear a via em até 150 metros de distância do veículo, identificando cada objeto que está no trajeto do veículo. Esse sistema será utilizado pela montadora Stellantis a partir de 2024. 

Segundo a Valeo, essas iniciativas são uma forma da empresa se apresentar como um player de mobilidade global. A empresa prevê que eletrônicos, software e inteligência artificial representem 30% do valor de um veículo em 2030, acima dos 10% atuais. 

Juntamente com outras novas tecnologias que está apresentando, a Valeo também disse que planeja pesquisar e lançar no mercado um “novo método para resfriar data centers”. Isso será crítico para a indústria, pois os veículos conectados coletam mais dados nos próximos anos, disse a companhia.