Nuvem reduz consideravelmente os custos com TI em empresas de Utilities

Redação – 16.01.2023 – Estudo da Accenture mostra reduções entre 20% e 30% em demandas da área de TI, como mão de obra e licença de software 

A nuvem é um fator de redução de custos para as empresas de Utilities, como companhias elétricas, saneamento e gás. De acordo com um estudo da Accenture, entre os benefícios está a redução de 20% a 30% nos custos de mão de obra em TI, dependendo do nível de terceirização e gestão de serviços, além de diversos gastos com tecnologia. 

Além da mão de obra, há uma redução de 20% a 30% nos custos relacionados ao software com consolidação de licença/instância; de 20% a 40% de economia de servidor, armazenamento e centro de processamento de dados ao utilizar arquiteturas otimizadas, modelos de consumo alterados e hardware reduzido; e redução de 20% a 30% em centros de processamento de dados com consolidação de espaço e economia de energia. 

Segundo o estudo, a nuvem também pode trazer benefícios qualitativos. O ganho de agilidade é considerável, já que a redução do provisionamento de infraestrutura, que leva em torno de duas a quatro semanas, passa para horas ou minutos. Como o poder computacional pode ser contratado conforme a demanda, há uma facilidade e agilidade também na hora da inovação, agilizando o lançamento de produtos. 

Ainda de acordo com a Accenture, ainda há as vantagens de cibersegurança, pois a empresa defende que há menos invasões de segurança e violações de dados, além de dar maior capacidade para o trabalho remoto. Por fim, os grandes provedores de nuvem contam com iniciativas robustas de sustentabilidade e metas de energia renovável, o que facilita o comprometimento ambiental das utilities.