Movimentação de contêineres em portos privados cresce 4,15% em 2022

Redação – 13.02.2023 – Dados são do Anuário Estatístico Portuário da Antaq e colocam como destaque os portos de Santa Catarina 

Em 2022, os terminais privados de contêiner movimentaram 4,1 milhões de TEUs, crescimento de 4,15% em relação ao ano anterior. Os dados são do Anuário Estatístico Portuário da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), que fez um levantamento sobre a movimentação de contêineres.

Os terminais privados com a maior movimentação em TEUs foram, respectivamente, a Portonave (SC), com 1,1 milhão de TEUs, a DP World Santos (SP), com 931 mil TEUs e o Porto Itapoá (SC) com 885,8 mil TEUs. Este último também obteve o maior crescimento percentual em movimentação de contêineres entre os TUPs, com aumento de 14,3%. 

A Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP) destaca que a categoria com maior movimentação foi de produtos químicos orgânicos, com 530 mil toneladas – a maior parte de importação. Outro grupo de mercadorias com grande variação e que merece atenção é a proteína animal, com 444,6 mil toneladas movimentados a mais do que o período anterior, o que representa um crescimento de 17,41%. 

O crescimento da exportação de carne, em específico, também é um ponto positivo. Houve um aumento de 41,4% da exportação nos TUPs desse produto para a China. Segundo a ATP, isso indica que o mercado está retomando a normalidade em relação à movimentação por contêiner. 

Os Terminais Privados que movimentam celulose também apresentaram bons resultados em 2022, com crescimento de 8,5% na movimentação de pastas de madeira. O terminal da Portocel em Barra de Riacho (ES) obteve a maior movimentação desse grupo de mercadoria, com 6,9 milhões de toneladas e um crescimento de 5,1%. Além disso, o terminal da DPWorld Santos movimentou 3,7 milhões de toneladas, com crescimento de 19,3%.