Desfile das escolas de samba de SP foram transmitidos com tecnologia 5G SA

Redação – 24.02.2023 – Operadora utilizou do conceito de Network Slicing para garantir um link dedicado do 5G na faixa 3,5 GHz para garantir a estabilidade e a qualidade da transmissão 

Pela primeira vez, o desfile do Grupo Especial das Escolas de Samba do Carnaval de São Paulo foi transmitido por meio de 5G SA (Standalone), que usa a faixa 3,5 GHz. A partir da parceria com a Claro e a Embratel, a Globo experimentou muito mais agilidade na transmissão de imagens a partir do Sambódromo do Anhembi. 

A tecnologia utilizada foi uma rede 5G priorizada, que proporciona mais disponibilidade, estabilidade e abrangência. Por meio do Network Slicing, foi disponibilizado um link com tráfego direcionado para os Mochilinks da Globo – mochilas adaptadas com dois SIM Cards 5G, que foram usadas pelos cinegrafistas para captar as imagens que chegaram à casa de milhões de telespectadores em todo o Brasil. 

Com o tráfego priorizado, é possível garantir que a banda foi utilizada com total eficiência para a transmissão da Globo, sem competir com outros dispositivos que estavam conectados à rede. O Network Slicing priorizou e segregou o tráfego para câmeras da emissora. 

Com o 5G SA, os equipamentos foram capazes de transmitir conteúdo em tempo real e com a maior qualidade e velocidade disponível, além de maior mobilidade, pois o uso de rede 5G elimina a necessidade de cabeamento, tornando o manuseio das câmeras mais fácil. A transmissão ocorreu a partir de todos os pontos do Sambódromo, incluindo a concentração, onde as escolas se preparam para os desfiles; a dispersão, local de saída dos carros alegóricos e sambistas; e a arquibancada, lugar em que público acompanha os desfiles. As câmeras conectadas com 5G estiveram totalmente livres para circular pelo Sambódromo.