Navi vai usar serviços de gestão da Lemon em sete futuras usinas solares

Redação – 10.03.2023 – Com a parceria, Lemon Energia vai entrar em Goiás e prevê dobrar base de clientes em marketplace de GD 

A Lemon Energia e a Navi Energias Sustentáveis (NES) anunciaram uma parceria para a gestão de oito fazendas solares espalhadas em três estados brasileiros. O acordo permite que a NES conte com uma gestão digital de sete parques de usinas solares. Já a Lemon Energia reforça seu marketplace que conecta produtores de energia sustentável a pequenos e médios negócios dentro do segmento de geração distribuída (GD). 

Com a operação, a Lemon estreia uma nova praça de atuação em Goiás, além de reforçar a atuação em três distribuidoras em que já opera – CPFL Paulista e Elektro (São Paulo) e Light (Rio de Janeiro). O acordo tem o potencial de até dobrar o número de clientes finais que usam o serviço da Lemon, que hoje somam mais de 4 mil. Ao mesmo tempo, permite à Navi a gestão dos créditos de energia que serão produzidos nas usinas. 

As oito fazendas solares, já em construção avançada pela Navi, estão nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, totalizando até 41 MWp de geração de energia, o que equivale ao consumo de 42 mil residências, aproximadamente. A expectativa é que todos os projetos estejam operacionais até o terceiero trimestre deste ano. Neste momento, sete usinas vão integrar o marketplace da Lemon Energia, mas há possibilidade de expandir a parceria. 

Para a Lemon, o acordo é uma grande oportunidade para expandir sua presença no mercado de energia solar e aumentar a oferta de soluções de energia sustentável para nossos clientes. 

O acordo ocorre pouco mais de seis meses após dois marcos importantes para as duas companhias: em junho do ano passado, a Lemon Energia levantou R$ 60 milhões em uma rodada Series A para expandir os negócios, com aportes da Kaszek e Lowercarbon, fundo norte americano que investe em startups de impacto ambiental. 

Também em junho do ano passado, a Navi, uma gestora de investimentos com R$ 8 bilhões sob gestão, lançou seu fundo de geração distribuída com foco na implantação e operação de fazendas solares, o NES.