Obras para túnel na Zona Oeste do Rio de Janeiro vão começar este mês

Redação – 15.03.2023 – Projeto prevê implantação de ciclovia e o novo túnel Luiz Bom para fazer a ligação viária do bairro Campo Grande 

A Prefeitura do Rio de Janeiro assinou o contrato para o início das obras da Ligação Viária de Campo Grande, bairro da Zona Oeste da cidade onde vivem 330 mil pessoas, nas quais incluem a construção de um túnel. Com prazo de 24 meses, a obra está orçada em R$ 286 milhões, com previsão de início ainda este mês, gerando cerca de 1,2 mil empregos diretos e indiretos. 

A OEC – Engenharia e Construção será responsável pela execução do projeto, que contempla obras viárias ligando a Estrada da Caroba e a Estrada da Posse através da implantação de túnel sob o maciço rochoso Luiz Bom, adequação geométrica de ruas do entorno e execução de mergulhão na interseção da Estrada do Monteiro com a Avenida Cesário de Melo. 

O Túnel Luiz Bom será executado com método NATM (New Austrian Tunnelling Method), processo construtivo onde o túnel é executado por etapas sucessivas, com utilização de explosivos ou a frio, utilizando escavadeiras. Este método se diferencia do TBM (Tunnel Boring Machine), por exemplo, por se adequar a mudanças de geologia e geometria ao longo do túnel. No caso do túnel de Campo Grande, a geologia varia de rocha sã (classe I) até solo (classe V), o que justifica a escolha desta metodologia. 

A passagem terá duas galerias de aproximadamente 600 metros de extensão, cada, com seção média de 90 metros quadrados. Serão abertas duas frentes de detonação, sendo uma pela face norte e outra pela face sul, com previsão de duas detonações por dia em cada uma das frentes. O volume total de detonações em rocha será de aproximadamente 100 mil metros cúbicos. 

O novo mergulhão possuirá 420 metros de extensão, com largura de 13 metros. Serão executados 10 mil metros quadrados de contenções, contidas por mais de 200 unidades de tirantes.  

O projeto ainda prevê a implantação e adequação de vias, incluindo construção e reurbanização de ciclovia em toda a extensão, novas vias em pavimento rígido e flexível, nova rede de iluminação pública e novos dispositivos de sinalização vertical e horizontal.