3M revitaliza sinalização de trânsito próxima a escolas brasileiras

Redação – 21.03.2023 – Três escolas do País vão ser modelos globais com programa global de segurança viária e visibilidade de pedestres em zonas escolares 

Buscando fazer sua parte e ajudar a proteger a vida dos pedestres, a 3M anunciou seu compromisso no ano passado de aumentar a segurança e a visibilidade em 100 zonas escolares em 23 países ao redor do mundo para servir como um modelo global para ajudar as crianças a chegar à escola com segurança. No Brasil, isso inclui escolas em Guarulhos (SP), Florianópolis (SC) e Brasília (DF), que começam a receber as mudanças desde o dia 6 de março.  

Segundo dados públicos, acidentes de trânsito são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos. Por ano, mais de 3,3 mil meninas e meninos morrem por esse motivo e outras 112 mil crianças são internadas em estado grave. Estradas subdesenvolvidas, falta de faixas de pedestres e pouca visibilidade nas zonas escolares colocam as crianças em risco particular ao caminhar e andar de bicicleta para ir e voltar da escola. A 3M reconhece a urgência de enfrentar esses perigos e a necessidade de zonas escolares mais seguras. 

Entre as soluções, estão a instalação vertical de placas de sinalização fluorescentes na cor lima-limão (faixa escolar abaixo e passagem sinalizada de área escolar), além da revitalização dos sinais de regulamentação, advertência e outros. Obviamente, a 3M usa sua própria tecnologia, a Película Refletiva Grau Diamante Fluorescente, que, segundo ela, absorve e reemite luz ultravioleta presente durante o dia.  

O compromisso prevê também a instalação de faixa de travessia de pedestres com Laminado Elastoplástico, produto com a tecnologia Stamark que promove alta visibilidade mesmo sob condições de chuva forte. Por fim, será implementada ainda a Tacha Tipo II Amarelo, com alto poder refletivo e durabilidade. Todos os materiais de sinalização do projeto serão aplicados por distribuidores da 3M de cada estado.