Como a osmose reversa direta pode ajudar no tratamento do chorume em aterros

Redação – 22.03.2023 – Tecnologia inovadora ajuda a preservar os recursos hídricos próximoso a aterros sanitários, promovendo o uso sustentável da água 

Hoje, dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água, uma data que visa conscientizar a população sobre a importância do recurso natural. Uma das iniciativas para garantir a qualidade da água envolve uma tecnologia da Wehrle-do-Brasil, empresa do grupo Ambiensys e especializada em tratamento de água e efluentes. A empresa utiliza a osmose reversa direta no tratamento do chorume, líquido tóxico e altamente poluente gerado em aterros sanitários. 

A solução evita a contaminação do solo e das bacias hidrográficas próximas aos grandes aterros sanitários. Ao final do processo de purificação, os contaminantes presentes no chorume são retirados, tornando-o próprio para reuso ou descarte seguro no meio ambiente. 

No município de São Gonçalo (RJ), o aterro sanitário do Ecoparque da Orizon foi um dos primeiros do País a implantar a tecnologia de osmose reversa. A água limpa resultante do processo é utilizada para atividades como molhar o solo do local. Já no Sul do País, o aterro sanitário do Complexo Industrial Ecotecnológico – CIETec, localizado em Paranaguá (PR), também recorre à tecnologia para evitar a contaminação do solo da região.