Secretaria de Parcerias de SP prevê edital para trem Campinas-São Paulo ainda este mês

Redação – 24.03.2023 – Governo estadual autorizou licitação para Trem Intercidades, ligando Campinas a São Paulo 

O governo do estado de São Paulo autorizou ontem (23/3) a abertura da licitação do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à cidade de São Paulo. Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), o edital da licitação deve ser publicado até dia 31 de março, com perspectiva de que o leilão ocorra em novembro deste ano. 

De acordo com o documento de autorização, o prazo da concessão para o trem será de 30 anos a partir da data de operação comercial. O certeza será aberto para concorrência interenacional e a expectativa do estado é receber um investimento de R$ 12,8 bilhões em infraestrutura. 

Segundo a autorização haverá diferentes serviços na futura linha. O primeiro deles é o Serviço Expresso indo de São Paulo a Campinas (e vice-versa) com parada apenas em Jundiaí. Outro é o Serviço TIM, que vai de Jundiaí a Campinas e também vai atender as cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos. 

O projeto também atinge a Linha 7-Rubi, que faz a ligação de Jundiaí com São Paulo. Segundo o governo estadual, vai haver uma operação temporária da Linha 7 até Jundiaí enquanto o Trem Intercidades não for inaugurado. A partir daí, o ramal funcionará entre Barra Funda e Francisco Morato, apenas. 

Quanto à tarifa do trajeto entre Campinas e São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas disse, durante um evento em Paulínia (SP) no início de março, que a tarifa terá valor “equilibrado” para atender a maior quantidade possível de pessoas. A concessionária poderá estabelecer descontos para incentivar o uso fora do horário de pico. 

Fonte: G1 e blog Metrô CPTM.