Mercado de incorporação imobiliária protesta contra juros altos no Brasil

Redação – 28.03.2023 – Alta da Selic não atinge diretamente os compradores de imóveis de baixa renda, mas prejudica negócios de médio e alto padrão 

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) se manifestou sobre a manutenção da taxa Selic em 13,75% pelo Banco Central na última semana. A entidade argumenta que os juros altos são entraves ao desenvolvimento econômico do País e podem prejudicar a geração futura de emprego. 

A Abrainc destaca que o setor não é tão influenciado pela Selic porque a principal fonte de financiamento para compradores de imóveis de baixa renda é o FGTS. Além disso, com a volta do programa Minha Casa, Minha Vida, o setor tem boas perspectivas de aumento de produção para os imóveis. 

No entanto, o otimismo não é mantido quando se fala em habitações de médio e alto padrão, cujos financiamentos são diretamente impactados pela Selic. A taxa de financiamento habitacional do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) ainda segue em valores inferiores ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI). 

Por isso, o setor considera que seria relevante que o Banco Central já adotasse medidas que aumentem a oferta de funding ao setor. “Uma possível medida, para manter o crédito habitacional em patamar similar ao de 2022, seria o aumento no percentual de recursos da Poupança, que é direcionado obrigatoriamente ao financiamento de imóveis – dos atuais 65% para 70%”, diz a associação, em nota. 

A entidade também considera que há outras medidas importantes para preservar o crescimento do setor nesse ambiente de alta na Selic. Uma delas seria a dedução dos juros de crédito imobiliário no imposto de renda e a elevação do teto para que quem usar o FGTS na compra de um imóvel, valor que atualmente está em RS 1,5 milhão. 

Por fim, a Abrainc lembra que a construção responde no Brasil por 7% do Produto Interno Bruto (PIB), 9% da arrecadação de impostos e 10% dos empregos gerados. Ela defende que esses números justificam um financiamento de longo prazo a juros baixos para viabilizar seu crescimento.