Votorantim e fundo de investimentos criam empresa para investir em transição energética

Redação – 29.03.2023 – Floen vai investir em projetos de transição energética, buscando tecnologias e parceiros para fomentar energia renovável 

A Votorantim S.A. e o CPP Investments anunciaram a criação da Floen, uma empresa com o propósito de acelerar a transição energética global. Por meio de parcerias estratégicas, a Floen apoiará o desenvolvimento de tecnologias e modelos de negócios inovadores. A ideia é buscar parceiros que atendam à demanda crescente por energia acessível e confiável em áreas como geração e armazenamento, hidrogênio verde, combustíveis e materiais alternativos, soluções de mobilidade e digitais, eficiência e gestão de carbono. 

O CPP é um fundo canadense de investimentos que já vem investindo em transição energética ao redor do mundo. A expectativa é que a Floen permita ao CPP expandir a atuação no Brasil e desenvolver um potencial latente do País. 

A joint venture é liderada por Raphaella Gomes, que assume como CEO. Ela já atuou como diretora de transição energética e investimentos na Raízen, tendo sido CEO da Raízen Geo Biogás. “Estou animada para liderar uma empresa que apoiará a transição para uma economia de baixo carbono”, diz Raphaella. 

“Soluções inovadoras de energia limpa são essenciais para uma transição segura e sustentável e, com a combinação da experiência de investimentos de longo prazo de nossos acionistas e o espírito empreendedor sobre o qual a Floen foi fundada, temos a ambição de sermos referência neste tema. 

Já a Votorantim S.A. afirma que a Floen nasce com a filosofia de investimento, experiência no setor de energia e visão de longo prazo de seus acionistas. “Estamos prontos para apoiar a empresa no investimento em soluções e negócios inovadores para acelerar a transição energética”, diz João Schmidt, CEO da Votorantim S.A.