Comemorando 30 anos, Fibracem foca em projetos customizados

Redação – 28.04.2023 – Estratégia no estilo Turn Key deve possibilitar a realização de projetos mais completos, seguros e personalizados 

A Fibracem, fabricante nacional de tecnologia para comunicações ópticas, está celebrando 30 anos de operação. A comemoração marca também uma mudança no foco da companhia para trabalhar com mais ênfase em projetos especiais e customizados no mercado. A modalidade Turn Key oferecida pela empresa promete oferecer solução mais completas, seguras e personalizadas, o que consequentemente atenderá de forma mais eficiente a necessidade das empresas. 

A previsão é que o novo posicionamento da Fibracem possa reforçar a maturidade da empresa no cenário nacional, deve colaborar de forma considerável para uma aproximação e fidelização ainda maior com clientes de diversos mercados. A companhia está de olho não só nos provedores de Internet (ISPs), mas também no segmento corporativo. 

O 5G também é parte dessa estratégia, já que o avanço da tecnologia deve puxar uma demanda por customização para o mercado de operadoras e provedores de internet. A Fibracem ressalta que a internet de quinta geração deve alavancar o processo de personalização de infraestruturas no mercado de telecom corporativo e de data center, principalmente por conta do uso cada vez mais comum de ferramentas tecnológicas, como a Inteligência Artificial e a Realidade Virtual. 

O desafio da fabricante será atender às expectativas do mercado, tendo em vista que as conexões vão crescer consideravelmente, passando de uma quantidade de 100 mil conexões por km², no caso do 4G, para uma densidade que pode chegar a um milhão de conexões na mesma área com o 5G. 

Outra expectativa da empresa é que haja um aumento na demanda por atualizações de infraestrutura de rede das empresas, substituindo cabeamentos metálicos existentes, que pode estar defasado em relação a sua categoria e com a vida útil esgotada, por cabeamentos totalmente ópticos. Para isso acontecer, é necessário mudar a solução de rede LAN convencional (cabeamento metálico + switches) pela POL – Passive Optical LAN, a aposta da empresa no setor corporativo.