3R Petroleum vai usar conexão via satélite em plataformas offshore

Redação – 16.05.2023 – Empresa contratou integradora que vai usar solução direcionada para dar mais qualidade à conexão 

A petrolífera 3R Petroleum vai conectar sua sede no Rio de Janeiro com suas plataformas marítimas e terrestres com serviço de conexão à Internet via satélite. A implantação já está em andamento e sendo feita pela integradora Sencinet. A intenção é permitir a comunicação dessas plataformas com o resto do mundo, repassando informações de negócio para a sede da 3R. 

A Sencinet vai usar a tecnologia “Spot beam”, que faz com que os sinais do satélite sejam direcionados para pontos específicos na superfície da Terra. Com uma solução tradicional, toda a área de cobertura tem um único feixe, o que diminui a qualidade do serviço. 

A integradora diz que existe um mercado robusto para este tipo de operação na costa brasileira. Além da conexão propriamente dita, existem outras soluções capazes de acelerar a transformação digital tanto das empresas que prestam serviços para o setor quanto das novas produtoras independentes que operam no Brasil. 

A 3R Petroleum opera sete ativos produtores de óleo e gás, tanto em terra quanto no mar, localizados em quatro bacias sedimentares espalhadas por cinco estados do Brasil. Na Bacia Potiguar, a 3R opera os Polos Macau, Areia Branca e Fazenda Belém; na Bacia do Recôncavo, os Polos Rio Ventura e Recôncavo; na bacia do Espírito Santo, o Polo Peroá; e na Bacia de Campos, o Polo Papa Terra, estes dois últimos no mar.