Dynapac demonstrará linha atualizada de pavimentadoras na Paving Expo

Redação – 19.05.2023 – Pensada para trabalhos de grande volume e extensão, SD2500CS conta com sistema de alinhamento automático e defletor elétrico de pedras
Dynapac SD 2500 CS Mesa (foto: divulgação).

A Dynapac, fabricante de equipamentos de pavimentação, traz para a Paving Expo 2023 a nova geração de sua pavimentadora SD2500CS, com diversas inovações que aperfeiçoam um equipamento que é referência mundial há mais de uma década em termos de segurança no local de trabalho, alta produtividade, máximo tempo de operação, resultados de alta qualidade e baixo custo de propriedade.

A SD2500CS é pensada para trabalhos de grande volume e extensão, oferecendo uma largura básica de pavimentação de 2.550mm (que pode ser ampliada através de mesas opcionais), com espessura máxima de pavimentação de 10mm e espessura máxima de camada de 310mm. Sua capacidade de descarga máxima é de 800m3/h.

Entre os destaques da nova geração da Dynapac SD2500CS estão:

  • MatTracker: um sistema capaz de alinhar automaticamente a posição da pavimentadora em relação a uma borda de asfalto já finalizada, meio-fio ou borda fresada, garantindo assim uma sobreposição perfeita e consistente, além de dispensar a necessidade de um operador acompanhando o alinhamento.
  • Defletor elétrico de pedras: Ele protege contra a entrada de detritos e pedras no equipamento, prevenindo danos e paradas inesperadas na produção.
  • Sistema de ventilação de vapores: Mantém o ambiente de trabalho limpo com uma eficiência de 96% e não requer manutenção.
  • Eco Mode: Reduz o consumo de combustível através do ajuste variável do resfriamento do motor e marcha lenta automática das rotações após 10 segundos em neutro.
  • VarioSpeed: Como solução integrada para ajuste automático de rotações do motor com o menor nível de energia possível sem faltar potência.
  • Ajustes hidráulicos: Com ajustes hidráulicos de altura do sem-fim, coroamento hidráulico, trava elétrica da mesa e proteções laterais hidráulicas, o equipamento permite a versatilidade de realizar sub-base, base e revestimento asfáltico no mesmo dia.

Oferece recursos que otimizam o fluxo do material, tais como esteira de alta capacidade ou sem-fim de 500mm de diâmetro para transportar materiais macios. O projeto também é pensado para evitar a segregação de materiais e permitir um grande fluxo de material com baixa velocidade, assim como menos movimento cruzado.

Configurações rápidas para permitir trabalhos de sub-base, base e revestimento asfáltico no mesmo dia, sem necessidade de ajustes mecânicos especiais.

Não necessita de hastes de apoio mesmo nas maiores larguras de trabalho.

  • Sistema de Gestão de Status: Permite armazenar e restaurar todas as configurações da pavimentadora com o toque de um botão, facilitando a troca de equipamentos.
  • Dyn@link: Ferramenta de telemetria avançada que oferece uma visão das operações da máquina em tempo real, otimizando a eficiência e reduzindo os custos operacionais.
  • MatManager: Sistema de gestão que monitora e documenta o desempenho da pavimentação. Esta tecnologia fornece dados para aperfeiçoamento do processo de pavimentação, garantindo a qualidade, uniformidade e precisão da camada asfáltica. Além disso, com o MatManager, os usuários podem identificar rapidamente qualquer irregularidade e fazer os ajustes necessários, otimizando a eficiência e a qualidade do trabalho realizado.
  • Iluminação aprimorada: Ideal para trabalho noturno.
  • Elevação elétrica do teto e proteções laterais hidráulicas dobráveis.
  • Interface aberta: Pronta para uso com sistemas de terceiros, essa interface é baseada em um protocolo unidirecional que dá acesso aos dados dos sensores.

A Dynapac também prioriza a sustentabilidade e o conforto do operador. A SD2500CS foi projetada para reduzir o custo de propriedade e o consumo de combustível, com um consumo médio de combustível de apenas 9,5 litros/h.

Além disso, a pavimentadora oferece cabine fechada, assentos confortáveis e controles simples e intuitivos.

O nível máximo de ruído é muito baixo em relação às operações de pavimentação, apenas 104 dBA, mesmo em trabalhos de alta compactação

Finalmente, o sistema de lubrificação automática da SD2500CS, que mantém todos os componentes principais da máquina sempre lubrificados, reduz a necessidade de intervenções de manutenção e aumentando a vida útil do equipamento.

A Dynapac continua comprometida com a inovação e a melhoria contínua, oferecendo equipamentos de alta qualidade que aumentam a produtividade, melhoram a segurança e reduzem o impacto ambiental. Com a nova geração da SD2500CS, a empresa reafirma seu compromisso com a excelência na pavimentação.