“Liguem as máquinas”, é a mensagem-chave da Paving Expo 2023

Por João Monteiro – 24.05.2023 – Mensagem de executivos na abertura da Paving Expo 2023 mostra oportunidade de momento único para investimentos em infraestrutura no Brasil.

O painel de abertura da Paving Expo 2023 trouxe como mensagem o momento único para investimentos em infraestrutura no Brasil. O otimismo é motivado pelas obras e concessões previstas para os próximos anos. Marco Aurélio Barcellos, diretor presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), anunciou o lema que deve marcar os três dias do evento que inicia hoje: “Preparem as máquinas, liguem os motores”.

O executivo deu o tom do evento ao lembrar que o volume de investimentos em concessão de rodovias foi de R$ 9,5 bilhões em 2022, um aumento de 38% em relação ao ano anterior. As perspectivas para os próximos anos são ainda mais positivas. Barcelos apontou que há previsão de quase duplicar o número de concessões de estradas, passando dos atuais 17 mil quilômetros para mais de 30 mil km concedidos nos próximos anos. “São projetos que já estão em modelagem, em estudos e com editais prontos ou duplicados”, afirmou.

Na visão dele, o otimismo não está restrito ao setor de concessões, mas ao de infraestrutura como um todo. “O encontro (falando em relação à Paving Expo) deixa a todos animados para prepararmos as máquinas”, concluiu em sua fala.

O Sergio Codelo, superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SP), manteve a plateia animada ao garantir que o estado de São Paulo não vai paralisar contratos com construtoras, missão dada pelo governador Tarcísio de Freitas. O superintendente prometeu que o DER vai trazer novidades para o setor de pavimentação em junho.

O presidente da Brasinfra, José Alberto Pereira Ribeiro, também destacou o momento em que o setor passa. “Após tempos de dificuldades, a feira nos mostra a evolução tecnológica que vivemos e a necessidade de ser mais eficiente. É um momento ímpar para o setor.”

Luiz Albert Camilos, presidente do Sinecesp, complementou: “a Paving nos apresenta o que se precisa para São Paulo e o Brasil desenvolver sua infraestrutura”.

Guilherme Ramos, CEO da STO Feiras e principal responsável pela realização da Paving Expo 2023, destacou o crescimento do evento, que agora ocupa um pavilhão 50% maior que na edição passada. Outro ponto é o aumento no número de cadastros de visitantes e também de empresas participantes, com novas companhias marcando sua estreia na feira. Para ele, isso tudo é reflexo do potencial do setor de pavimentação e das expectativas de crescimento do mercado. “Aguardamos mais de 15 mil visitantes, que poderão conhecer cerca de 180 marcas expositoras”, pontuou ele.

Para 2024, o plano é realizar a Paving Expo em outubro, o que seria uma resposta ao crescimento do mercado de equipamentos. Como há muitos eventos no primeiro semestre, principalmente os voltados ao agronegócio, a mudança facilitaria a logística para que os fabricantes de equipamentos possam expor mais máquinas.