Evolução da tecnologia de drones passa por lasers acoplados

Redação – 13.06.2023 – Equipamentos já são utilizados por engenheiros agrimensores e topógrafos em segmentos como mineração, infraestrutura e grandes obras de transporte 

De acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), até abril deste ano, já havia o registro de mais de 93 mil em uso no País. O destaque fica para o estado de São Paulo, que conta com mais de 30 mil aparelhos cadastrados para uso. Um dos exemplos mais comuns de utilização é para topografia de terrenos e a tecnologia de lasers tem feito os drones se destacarem. 

Empresas dos segmentos de agricultura, mineração, infraestrutura urbana, construção civil, engenharia e outros setores já estão se beneficiando da tecnologia. Segundo Rogério Neves, CEO da CPE Tecnologia, em razão da grande demanda, é necessário investir em melhorias e o uso de scanners com lasers ajuda a medir milhares de pontos de uma só vez, com alcance de até seis quilômetros. 

A CPE, empresa que atua no mercado de soluções para geotecnologia, aposta que o segmento de drones deve crescer constantemente, em razão, principalmente, da necessidade de precisão no mapeamento de terrenos em segmentos com agricultura, mineração, infraestrutura e outros. 

O executivo afirma que os equipamentos com lasers são capazes de aumentar a precisão e o detalhamento da leitura, beneficiando profissionais como topógrafos, geógrafos, engenheiros agrimensores e cartógrafos. “Quando acoplamos lasers, conseguimos aumentar ainda mais essa precisão, promover mais agilidade e aumentar a quantidade de dados coletados em pouco tempo”, explica. 

“Esse recurso pode ser utilizado em levantamentos topográficos, planialtimétricos e cadastrais, geração de modelos digitais de terrenos e elevações, modelos 3D e inspeção de estruturas, tornando o trabalho mais rápido e preciso, o que é benéfico para toda a cadeia produtiva.” 

Ele ainda diz que os drones em geral são equipamentos que aumentam a produtividade, reduzem a mão de obra e proporcionam mais segurança, pois evitam que os profissionais se coloquem em situações de risco em alguns momentos. Além disso, são utilizados não apenas para monitorar áreas e transmitir imagens, mas também como ferramentas de mapeamento, leitura, medição e análise de terrenos para diversos fins”, diz o executivo, que comenta ainda que “no agronegócio, por exemplo, podem ser usados para verificar a presença de doenças e pragas, pulverizar a plantação e mapear o tamanho da lavoura”.