Setor automotivo enfrenta desafios no uso de baterias sustentáveis

Redação – 20.06.2023 – Estudo da KPMG aponta as dificuldades de implementar a economia circular e de padronizar os modelos de baterias 

Um levantamento elaborado pela KPMG elencou cinco desafios que o setor automotivo está enfrentando para viabilizar de uma economia circular de baterias de veículos elétricos. O documento cita que montadoras e fabricantes desses produtos estão lidando com fatores como fornecimento crítico e produção de bateria, aumento das taxas de coleta desse insumo, processos de reciclagem de custo proibitivo, barreiras e limitações para novos mercados e projetos de bateria não otimizados para circular economia. 

A KPMG afirma que o aumento do mercado de baterias de carros elétricos depende de uma mudança significativa na economia circular. Os fabricantes devem adquirir ou colaborar com empresas que oferecem soluções econômicas, o que inclui padronização de tipo de bateria, circularidade por projeto e informações de fim de uso. 

A falta de padronização do desenho das baterias limita a reciclagem e a reutilização desses insumos. Já os processos de fabricação devem incorporar eficiência energética e energias renováveis. O impacto ambiental também precisa ser minimizado a partir de uma economia circular eficaz e eficiente para as baterias de veículos elétricos. 

Desafios 

Os cinco desafios são os seguintes: 

  1. Fornecimento crítico e produção de bateria – A produção de alguns destes metais, como níquel, neodímio, cobalto e lítio teria que aumentar em até três vezes para atender a projeção global demanda de veículos elétricos nos próximos dez anos. Aumentar a produção requer investimento significativo e a promoção de uma economia circular para baterias pode resolver parcialmente o fornecimento de materiais críticos da bateria no curto prazo. 
  2. Aumento das taxas de coleta de baterias – A taxa de coleta de baterias de íons de lítio é baixa e apenas uma fração é armazenada nas casas dos consumidores e coletada como lixo eletrônico. O percentual de baterias que são devolvidas nos próximos anos aumentará em 20% e uma consequência direta será a coleta obrigatória, o que afetará o toda a cadeia de valor da bateria. 
  3. Processos de reciclagem de custo proibitivo – Embora a ampliação dos processos de reciclagem possa ajudar reduzir os custos de transporte da bateria, estes deverão aumentar, nos próximos anos, devido à falta de capacidade de reciclagem necessária. 
  4. Barreiras e limitações para novos mercados – É necessária uma estratégia de economia circular mais holística para acompanhar a demanda por baterias. Mesmo que algumas soluções de reaproveitamento possam ser sinérgicas, esse movimento exigirá desenvolvimento novos canais de vendas e mercados para onde esses resíduos podem ser direcionados. 
  5. Projetos de bateria não otimizados para circular economia – A variedade de tamanhos de baterias, composições químicas e os designs tornam difícil o processo de reciclagem, reforma e reutilização. A falta de padronização do produto é uma das barreiras para o reaproveitamento.