Empresas apresentam coletor termossolar que pode chegar a 400°C

Redação – 30.06.2023 – Equipamento ainda é um protótipo, mas tem potencial para produzir vapor e eletricidade através do aquecimento de óleo térmico 
Protótipo do coletor termossolar da Eudora Energia (foto: divulgação).

A Eudora Energia e a Eletrobras Furnas concluíram o protótipo do projeto de coletor termossolar do tipo calha cilindro parabólica. O equipamento, que foi desenvolvido e testado no centro tecnológico em engenharia civil em Aparecida de Goiânia (GO), demonstrou a eficácia em transformar 75% da irradiação solar coletada em calor. 

O coletor possui aproximadamente 13 metros de largura e 6,5 metros de altura, e é composto por espelhos cilindro-parabólicos de vidro. Utilizando ligas de aço e tecnologias nacionais, o equipamento consegue concentrar a energia solar e aquecer um óleo térmico até 400°C, suficiente para produzir vapor e eletricidade. 

O sucesso desta primeira fase do projeto abre caminho para a segunda fase, que prevê a construção de uma planta piloto de geração termossolar com potência de 250 kW, na usina hidrelétrica de Itumbiara (GO). 

O projeto é uma busca não só por avanço tecnológico, mas também para contribuir com uma economia sustentável e de recursos. Fabiana Teixeira, superintendente de Estudos de Mercado e Inovações de Furnas, enfatizou o impacto positivo que projetos como este têm para o setor elétrico e para a sociedade. Segundo ela, este é um passo crucial na transição energética e na busca por uma matriz energética mais limpa, alinhada com os princípios de Environmental, Social and Governance (ESG).