Salvador investe R$ 5 bilhões para se tornar uma cidade inteligente

Redação – 17.08.2023 – Prefeito da capital baiana apresentou os 70 projetos que a prefeitura está tocando para digitalizar serviços

Durante o Fortinet Cybersecurity Summit 2023, realizado hoje (16/8) em São Paulo (SP), o pref eito de Salvador (BA), Bruno Reis, apresentou as iniciativas digitais que a prefeitura está implementando para se tornar uma cidade inteligente. De acordo com ele, R$ 5 bilhões estão sendo investidos para atingir esse objetivo e, quem sabe, se tornar o centro nacional de tecnologia.

São 50 objetivos e 70 programas e projetos que buscam melhorar os principais serviços utilizados pela população soteropolitana a partir da digitalização. Entre eles, está o Salvador Digital, uma plataforma digital para acesso a serviços. Só com o CPF, o cidadão pode marcar uma consulta médica no SUS ou solicitar um alvará, diminuindo a burocracia.

Reis também destacou o hub de tecnologia criado no centro histórico de Salvador, que agrega sete incubadoras para estimular a aceleração de startups. Ele destaca que há isenções fiscais para atrair empresas de tecnologia para o local e tem planos para tornar o centro histórico um bairro inteligente para servir de modelo para a cidade.

Na infraestrutura da cidade, o principal feito foi o projeto de iluminação inteligente em toda a cidade e, agora, a instalação de luminárias 5G que devem começar a ser instaladas em setembro. A novidade vai permitir usar os postes como roteadores de Wi-Fi e conectar câmeras. O prefeito ainda diz que vai instalar 300 câmeras nos principais pontos turísticos da cidade e criar um centro de comando e controle, que vai servir para monitorar alertas de desastres ambientais e o tráfego urbano.

Na educação, 106 mil tablets já foram entregues para alunos do primeiro ao nono ano da rede municipal, enquanto os professores receberam 8 mil Chromebooks. A prefeitura também criou um ambiente virtual de aprendizado para o ensino fundamental e a plataforma Salvador Tech, que oferece 120 cursos, que vão de conhecimentos básicos, informações sobre carreiras e desenvolvimento de softskills.

Para suportar esses projetos, Salvador conta com 800 quilômetros de fibra óptica e um backbone de 40 Gbps, além de dois data centers.