CPQD lança plataforma de Inteligência Artificial das Coisas

Redação – 25.08.2023 – Foco inicial da nova solução, que combina recursos e tecnologias de IoT e IA, são projetos de indústria 4.0 

O CPQD está lançando a Pailot, uma plataforma brasileira de Inteligência Artificial das Coisas (AIoT), que combina recursos de Internet das Coisas (IoT) e ferramentas de Inteligência Artificial (IA). A solução presta suporte a diversos serviços especializados oferecidos pela empresa em português. 

Com a plataforma Pailot, os dados coletados pela infraestrutura de IoT do chão de fábrica, por exemplo, transformam-se em informações tanto para a área operacional como para a TI da empresa. Isso porque ela habilita a capacidade de inteligência e aplicações como detecção de anomalias, reconhecimento de padrões, modelos de previsão e recomendação e até a decisão para intervenção autônoma. 

Com o lançamento da Pailot, o CPQD busca oferecer ao mercado uma solução flexível, segura, amigável, fácil e rápida de instalar, que pode ser customizada para uso na nuvem ou on-premise e adquirida como suíte ou por aplicação (módulo). 

A nova plataforma atua na coleta e organização dos dados, criação de regras de negócio e pipelines de integração (low code), gerenciamento de dispositivos e de acesso e dashboards customizados. 

Oferece ferramentas para análise de dados com recursos de aprendizado de máquina; opção de Data Lake, com capacidade para armazenar imagens, áudios e streaming, e API aberta para integração com outros softwares e aplicações. Inclui recursos de segurança cibernética, privacidade e missão crítica associados aos ativos industriais e seus ambientes operacionais e, ainda, pode ser integrada a redes privativas 4G ou 5G.