Trina Tracker vai instalar fábrica de equipamentos fotovoltaicos em Salvador

Redação – 01.09.2023 – Produto é o tracker, utilizado para aumentar a geração de energia dos painéis fotovoltaicos, acompanhando a movimentação do sol durante o dia 

A Trina Tracker, empresa da Trina Solar especializada no desenvolvimento e fabricação de rastreadores solares equipados com Inteligência Artificial, vai montar uma fábrica em Salvador (BA). O tracker, como é chamada a solução da empresa, é utilizado para aumentar a geração de energia dos painéis fotovoltaicos, acompanhando a movimentação do sol durante o dia. 

Com a nova fábrica, a capacidade de produção de rastreadores terá um incremento de 33%, passando de 7,5 para 10 GW por ano. Esta será a terceira linha de produção da Trina Tracker, que já conta com uma na cidade de Changzhou, na China, e outra em Viana, na Espanha. 

As estimativas são de que a entrada efetiva da operação em Salvador ocorra ainda no último trimestre de 2023. Inicialmente, ela terá capacidade para produzir 2,5 GW em rastreadores, mas que poderá ser ampliada a partir de aumento da demanda. A unidade brasileira poderá fornecer rastreadores para outros países da América Latina. 

Vale destacar que a escolha da capital baiana para montar a planta levou em conta uma conjugação de fatores. Um deles é que a região Nordeste abriga a maior parte dos projetos de usinas solares no Brasil. Outro é que Salvador conta com um porto e rodovias, que facilitam o escoamento da produção.  

A Trina Solar lembra que, além de a fabricação local permitir um prazo de entrega menor em relação ao equipamento importado, o cliente final poderá contar com linhas de crédito do BNDES para financiar os seus empreendimentos solares. O banco de desenvolvimento já aprovou a Trina Tracker Brasil como fornecedora credenciada, etapa que antecede a habilitação para que os seus produtos e equipamentos possam ser adquiridos por meio de linhas de crédito e programas do banco estatal, como o Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame). 

A companhia também diz que vai disponibilizar assistência técnica com uma equipe de engenharia brasileira, além da garantia de estoque de equipamentos e peças para rápida reposição durante o período de operação e manutenção de suas usinas. 

Expectativas 

Com uma linha de produção em sua maior parte automatizada, a unidade da Trina Tracker em Salvador reunirá um time multidisciplinar, como especialistas em fabricação de equipamentos mecânicos e eletrônicos, supervisores de montagem e de qualidade, profissionais das áreas de comércio exterior, logística e finanças, além de uma equipe de pós-venda. 

Serão produzidos no Brasil os rastreadores de última geração desenvolvidos pela Trina Tracker e que incorporam o algoritmo de rastreamento inteligente SuperTrack, que calcula o ângulo e movimentação ideais para que cada linha de painéis maximize a produção de energia durante períodos de irradiação difusa. O SuperTrack permite um incremento na geração de energia de até 8%, diz a fabricante. 

Com a entrada em operação da fábrica em Salvador, a expectativa da Trina Tracker é de que as vendas de rastreadores no mercado brasileiro dobrem já no primeiro ano, comparando com o volume estimado para encerrar 2023, que é de aproximadamente 1 GW.  O otimismo está relacionado com o aumento de consultas envolvendo novos projetos de geração distribuída e centralizada.