Distribuidora de gás canalizado vai interligar Cravinhos a São Simão, em São Paulo

Redação – 05.09.2023 – Obras de expansão iniciaram no primeiro semestre e têm previsão de terminar até abril de 2024 

A Necta, companhia responsável pelo serviço público de distribuição de gás canalizado no noroeste do Estado de São Paulo, vai expandir sua rede para interligar os municípios de Cravinhos e São Simão, adicionando esta última ao grupo de cidades atendidas pela companhia. O projeto, que prevê investimento de R$ 32 milhões, foi aprovado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). 

A empresa diz que o Projeto São Simão representa importante vetor de desenvolvimento regional, aumentando a competividade das indústrias a partir da disponibilidade de uma nova fonte de energia. Isso porque o gás natural tem fornecimento contínuo e mais seguro, uma vez que não necessita de estoque de combustível, aumentando a segurança e liberando espaços que podem ser melhores aproveitados. 

A intenção da empresa é atender setores como industrial, comercial e residencial, em diversas aplicações como aquecedores, caldeiras, fornos, estufas, geradores, turbinas, entre outras. É possível utilizá-lo também em empilhadeiras e em frotas dos veículos, leves ou pesados, com o Gás Natural Veicular (GNV). 

A operação do sistema de distribuição do gás natural é monitorada em tempo integral através de uma tecnologia de telemetria. Ao longo do traçado de instalação do duto, nenhuma árvore será retirada e a tubulação será instalada através do método não destrutivo por perfuração dirigida. Serão construídos 34 quilômetros em aço dn 6″ e 5 quilômetros em PEAD dn 125. Todos os investimentos para implantação da rede são de responsabilidade da Necta.