Aena se prepara para assumir dois dos maiores aeroportos do Brasil

Redação – 14.09.2023 – Serão 17 novos aeroportos, incluindo o de Congonhas e Recife, prestando serviços para 40 milhões de passageiros por ano 

A Aena é a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros e agora começa se prepara para começar a operar 17 terminais brasileiros, sendo dois muito importantes: Congonhas, em São Paulo, e o Gilberto Freyre, em Recife (PE). Em entrevista à Airport News, Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil, disse que este é um momento marcante para a história da Aena, mas também um desafio. 

“Teremos uma movimentação de cerca de 40 milhões de passageiros ao ano (em números de 2019); estaremos presentes em nove estados (São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Ceará, Mato Grosso do Sul e Pará); com aeroportos distribuídos por quatro regiões brasileiras (Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte).” 

Yus diz que os sistemas e tecnologias estão sendo preparados para a incorporação dos novos aeroportos. A empresa já atua no País há quatro anos e se diz pronta para realizar essa transição com tranquilidade e segurança. 

A Aena já investiu R$ 1,4 bilhão em obras nos aeroportos do Nordeste que já opera e mais R$ 500 milhões na renovação de equipamentos e sistemas. Com essas entregas, ela pretende concentrar os futuros investimentos nos próximos aeroportos a serem recebidos, considerados mais desafiadores para a concessionária. 

Isso porque há maior dispersão entre os terminais e também diferenças entre o tamanho Ponta Porã e Corumbá, ambos no Mato Grosso do Sul, tem poucos voos semanais, mas a empresa também terá que gerir Congonhas, o segundo maior aeroporto do Brasil em movimentação de passageiros. 

O planejamento das entregas da fase 1B da concessão serão estendidas para 60 meses, em vez dos habituais 36, já que tocarão muitas partes da atual infraestrutura – inclusive preservando algumas tombadas pelo patrimônio histórico – além de muitas áreas inteiramente novas.