Águas do Rio contrata 120 MWp de energia solar pelo mercado livre

Planta solar da Elera Renováveis em Janaúba (MG) (foto: divulgação).
Redação – 25.09.2023 – Concessionária do Rio de Janeiro avança no seu processo de transição para energia renovável com a Elera Renováveis

A Águas do Rio, concessionária de serviços de água e saneamento que opera no Rio de Janeiro, assinou um contrato que prevê a locação de dois lotes do parque fotovoltaico da Elera Renováveis, em Janaúba (MG). A iniciativa atenderá, a partir de 2024, todo o consumo de energia elétrica da Águas do Rio negociado em mercado livre de energia, ou seja, cerca de 75% do total.   

As usinas que compõem o projeto já estão totalmente implantadas e fazem parte de um complexo solar com potência total instalada de 1,2 GWp – o suficiente para atender mais de 1 milhão de pessoas. A Águas do Rio ocupará uma potência equivalente a 120 MWp, aproximadamente 10% de todo o complexo.  

Na Águas do Rio, o consumo de energia é feito por duas modalidades: geração distribuída, com parques solares focados em equipamentos menores e próximos da fonte energética, e por meio do mercado livre de energia, voltado para abastecer sistemas maiores. 

A concessionária também investiu na otimização do consumo de energia. Com análises da medição da eficiência energética de motores e bombas – componentes com alta demanda de energia –, a empresa identificou oportunidades para tornar a operação ainda mais eficiente. A partir deste levantamento, a concessionária traçou a meta de, até o segundo semestre de 2024, reduzir o gasto em 10% de energia elétrica em toda a operação. 

Aegea e o consumo de energia 

A Aegea, dona da Águas do Rio, diz que o setor de saneamento é um dos grandes consumidores de energia elétrica no Brasil. O grupo busca ser mais eficiente no uso de recursos naturais em suas concessões e tem avançado em parcerias nesse sentido. A adoção de fontes limpas e que contribuem para a redução de emissões na atmosfera é uma prioridade para a companhia, que tem o compromisso de colocar a sustentabilidade e os pilares ESG no centro de suas decisões.  

Atualmente, 97% da energia consumida em nas unidades da Aegea provém de fontes renováveis. A empresa assumiu como meta a redução de 15% do consumo específico de energia, medido em kWh/m³, até 2030, iniciativa que está atrelada a uma emissão de um Sustainability-Linked Bonds (títulos de investimento), operação inédita para empresas de saneamento no Brasil.