Huawei quer ajudar ISP a melhorar a gestão do Wi-Fi de clientes

Redação – 17.10.2023 – Empresa desenvolveu oferta de Premium Wi-Fi que permite operação remota da rede wireless do cliente 

Um dos principais problemas do provedor de Internet (ISP) é a rede Wi-Fi na casa do cliente. Independentemente da capacidade do plano contratado, a experiência do usuário dependerá da quantidade de banda que chegar aos seus dispositivos pelo Wi-Fi. Por isso, a Huawei desenvolveu uma solução que quer dar maior controle ao ISP sobre a rede wireless nos seus clientes. 

O Huawei Premium Wi-Fi é uma ferramenta em nuvem, desenvolvida especificamente para o gerenciamento avançado de ONTs da fabricante chinesa. A intenção é permitir a instalação e operação remota do sistema de Wi-Fi na casa do cliente, possibilitando que o provedor possa configurar os canais para obter o mínimo de interferência no sinal. Também há um app para que o cliente tenha controle sobre sua rede. 

Lucas Fontes, diretor de Vendas da Huawei Brasil, diz que os maiores provedores do Brasil já estão buscando essa solução com os distribuidores parceiros. “O Wi-Fi pode ser gerenciado por uma plataforma na nuvem, com acesso sem custo para o provedor, por enquanto”, diz o executivo. 

O Premium Wi-Fi também traz mais dados para o provedor, pois gerencia o volume de tráfego que o cliente está usando na casa dele em tempo real. Assim, ele pode preparar ofertas que se encaixem melhor com o tipo de uso da rede do cliente. 

Fontes deixa claro que o provedor não terá acesso ao tipo de conteúdo sendo consumido, mas sim o volume do tráfego, de forma que não infrinja a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).