John Deere lança retroescavadeira mais econômica

A nova retroescavadeira 310 P da John Deere (foto: reprodução).
Redação – 07.11.1993 – Principal argumento de venda está na redução de 11% no consumo de combustível em comparação com modelo anterior 

A John Deere lançou a retroescavadeira 310 P, com motor eletrônico e que oferece melhor performance em relação ao modelo anterior 310L, com tempo de ciclo de carregamento de caminhão cerca de 3% mais rápido. Além disso, o motor eletrônico de 4.5 L proporciona uma resposta ainda melhor, apresentando RPM aproximadamente 10% menor que o da 310L, o que leva a uma redução de combustível de 11%. 

O principal destaque do novo equipamento é realmente o controle do gasto de combustível. Segundo a fabricante, o operador consegue saber o quanto está gastando de combustível e em qual situação. Por meio desse monitoramento, é possível ter uma economia de consumo de até R$ 2 mil por mês, diz a John Deere. 

Para a retroescavadeira 310 P, a John Deere oferece o programa “Litros de Vantagem”, com foco na garantia de consumo. A empresa assegura um gasto de 5,8 L/h, e o cliente que passar disso receberá o excedente em forma de crédito.  

Outro ponto positivo é que o equipamento é compatível com a série de tratores 6J, o que permite uma diminuição de 12% no custo de manutenção, devido à disponibilidade dos componentes por serem iguais aos da área agrícola. O sistema ainda entrega relatórios sobre a utilização do motor, temperatura do óleo e emite alertas de falhas, em razão da nova bomba e do motor eletrônico, que contam com sensores de rastreamento. 

Diferenciais no mercado 

A 310 P oferece ainda o sistema de patinagem limitada, mecanismo que permite maior força de tração e menor índice de patinagem, reduzindo o desgaste dos pneus. Outro diferencial é o Controle da Transmissão PowerShift. Com ele, o operador consegue, com uma única alavanca, efetuar trocas de marchas e mudanças de frente e ré de forma rápida e suave, minimizando a fadiga e, consequentemente, aumentando a produtividade. 

O novo modelo conta também com o Modo ECO, que oferece a vantagem de um ajuste automático na rotação do motor durante a primeira e segunda marcha, tornando-o ideal para aplicações de trabalhos mais leves. Essa característica pode trazer até 30% de eficiência de combustível, otimizando o consumo durante as atividades de menor exigência. 

Por fim, também há o sistema de segurança por meio de senhas, no qual podem ser registrados dez códigos e uma chave mestra para ativação do motor e transporte da máquina. Além disso, a 310 P vem equipada com injeção eletrônica, protetor de carter de série e a opção de controle joystick. 

Classificação por Versões de Desempenho 

A nova retroescavadeira faz parte do grupo de máquinas de nomenclatura “P”, que contam com recursos mais avançados e maior leque de opções, se comparadas aos produtos da linha “G”. A Classificação por Versões de Desempenho foi recentemente implantada pela John Deere Brasil e segue a tendência presente na indústria automotiva, identificando suas linhas de produto por marca, modelo e versão. 

A companhia classifica os equipamentos em três versões: os modelos “G” que oferecem robustez e versatilidade, a categoria “P” garante produtividade e conforto, e a versão “X” traz o estado da arte em tecnologia, eficiência e desempenho.