Produtora de cana-de-açúcar vai conectar 300 mil hectares com 4G

Redação – 24.11.2023 – Projeto vai ampliar sinal nas áreas de canaviais da Tereos, possibilitando o avanço tecnológico no agro

A Tereos, produtora nacional de açúcar, etanol e bioenergia, acaba de firmar um importante acordo com a Embratel, a Claro e a Sol Internet of People para ampliar a cobertura 4G em suas áreas de canavial. Por meio da solução Campo Conectado, diversas antenas serão instaladas em áreas produtivas estratégicas da empresa e seus parceiros, localizadas no interior de São Paulo, ampliado de forma significativa a cobertura de celular nas operações.

Atualmente, a Tereos conta com uma área de produção de cana de cerca de 300 mil hectares, entre áreas próprias e de parceiros. O projeto, que irá beneficiar todas as áreas produtivas e unidades industriais da companhia, visa solucionar desafios de avanços tecnológicos no campo por conta da falta de conectividade em alguns pontos.

A iniciativa irá ampliar a comunicação, diminuir interferências no monitoramento no campo, melhorar o uso de aplicativos online para apontamentos e em tecnologias de piloto automático. A implementação do projeto, que deve estar concluída no prazo de um ano, contará com o apoio da Sol, integradora de soluções tecnológicas, inteligência de dados e internet das coisas.

Para o projeto, a Embratel fornece sua solução Campo Conectado, que leva conectividade da Claro às fazendas da Tereos. A solução oferece um Centro de Gestão de Rede exclusivo da Embratel para o agronegócio para a gestão da qualidade do sinal disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.