Ranking coloca EDP na liderança em sustentabilidade global no setor de energia

Redação – 07.12.2023 – S&P CSA Scores 2023 deu 88 pontos de 100 possíveis para a estratégia ESG da empresa de energia

A EDP alcançou o melhor desempenho no S&P CSA Scores 2023 em uma lista de 256 empresas do mundo inteiro. Com 88 pontos, a companhia se destacou como a mais sustentável do setor de energia globalmente, posição que ocupa pela terceira vez nos últimos dez anos. Este resultado permite à EDP fazer parte do universo elegível para o Dow Jones Sustainability Indices (DJSI).

A empresa foi reconhecida por suas práticas de sustentabilidade com uma pontuação muito acima da média do setor energético, que é de 34 pontos. Dos 26 critérios analisados, a EDP obteve 100 pontos (‘Best in Class’) em quatro deles: estratégia climática, gestão da inovação, oportunidades de mercado e ética empresarial.

No indicador de estratégia climática, a EDP foi reconhecida pelo seu road map para chegar a zero emissão de gases de efeito estufa que pretende chegar ao net zero até 2040. A estratégia climática está incluída no Plano de Transição Climática da empresa, apresentado na última reunião anual de acionistas com 99% de aprovação.

O grupo EDP também demonstrou os melhores resultados relacionados à ética empresarial por sua estratégia que envolve a adesão ao Pacto Global das Nações Unidas, a publicação do Código de Ética, a existência de um sistema de gestão de processos éticos e o reporte transparente de infrações.

Na gestão da inovação, em 2023, a EDP ligou à rede seu primeiro projeto híbrido na Península Ibérica, uma contribuição adicional para a descarbonização e o aumento das energias renováveis na rede elétrica.

Em oportunidades de mercado, a EDP buscou se antecipar ao novo paradigma do setor, no qual produção, distribuição e consumo serão cada vez mais descentralizados. Ela passou a oferecer um conjunto de soluções energéticas adaptadas às necessidades específicas dos diferentes segmentos de clientes. Os seus produtos e serviços têm preços competitivos e contribuem para a eletrificação e a maior eficiência do consumo de energia.

As pontuações da Avaliação de Sustentabilidade Empresarial (CSA) da S&P são utilizadas para o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), o Índice S&P 500 ESG e vários outros indicadores de sustentabilidade da S&P Dow Jones, envolvendo a participação de um número crescente de empresas.