Cooperativa de energia investe R$ 2 milhões para entrar no mercado de SP

Redação – 14.12.2023 – Cogecom chega ao Estado de São Paulo e quer atender 20 mil consumidores até o início de 2024

A Cogecom, primeira cooperativa paranaense de energia compartilhada, vai implantar uma filial em São Paulo, marcando o oitavo estado de atuação. A cooperativa tem planos para atingir 20 mil consumidores até o final de 2023 com 100 MW de energia contratada. Segundo o presidente da cooperativa, Roberto Corrêa, serão investidos cerca de R$ 2 milhões ainda este ano no estado.

Ele entende que São Paulo é uma vitrine para o restante do País, além de possuir a maior economia do Brasil e ter um mercado ainda em desenvolvimento. “Os resultados podem demorar um pouco para surgirem, o mercado ainda não está maduro e estamos começando a implantar um modelo de cooperativa no estado de São Paulo, mas a perspectiva de crescimento é muito boa porque São Paulo tem 30% do PIB do País”, ressaltou.

A Cogecom avalia São Paulo como ponto fundamental no plano de expansão nacional da marca e sua compensação de energia. Para Corrêa, o estado é o principal mercado nacional, tanto em volume de usinas como potencial de novos clientes associados. Uma das metas no estado é o contato com usinas para uma expansão dos negócios.

“Usinas geradoras de energia renovável, empresas de projetos e implantação de usinas renováveis (integradores de energia solar) e consumidores finais preocupados com o tema ESG. A meta é atingir 500 novas usinas de geração no estado”, explica ele.

A cooperativa entende que vai entrar nesse mercado para apresentar um produto novo, um processo que demanda um tempo de maturação. Para Corrêa, “os primeiros aderentes experimentam, gostam e de fato quando você chega num segundo patamar eles começam a indicar para os demais”.

Até o final desse ano, além dos 20 mil clientes projetados em São Paulo, a cooperativa espera atingir os 100 MW de energia contratada. No sul do País, esse volume deve passar a casa de 500 MW de potência em portfólio de contratação de usinas, que estão próximas de bater as 1 mil usinas contratadas.