Estacionamento para motorhome quer incentivar turismo sustentável no Brasil

Estacionamento inteligente para motorhomes em Pomerode (SC) (foto: divulgação).
Redação – 22.01.2024 – Desenvolvido pela LabRetail em parceria com a startup catarinense TRV, espaço é voltado para viajantes e usuários de motorhomes e trailers que buscam autonomia, mais sustentabilidade e espaço seguro para ficar durante a viagem

Um estacionamento para motorhomes, trailers e caravanas, em que o uso de água e energia elétrica acontece sob demanda, foi desenvolvido pela LabRetail, empresa voltada a projetos para a indústria automotiva, em parceria com a TRV, plataforma de reserva de hospedagem para campismo, que já está disponível na cidade de Pomerode (SC). Chamado de smart camping, o estacionamento é autônomo e funciona 24 horas.

Segundo a LabRetail, o interesse por destinos sustentáveis está cada vez mais em alta, impulsionado pela crescente conscientização em relação aos desafios ambientais, sociais e econômicos. Com o espaço, a empresa espera disponibilizar mais segurança e comodidade para quem quer viajar pelo País. Ela destaca que as diárias são mais baratas do que as de um camping comum, que normalmente não possui estrutura para os veículos.

Ainda de acordo com a empresa, não há espaços no Brasil que deem conforto para quem viaja em um trailer ou motorhome, que acabam precisando parar em um camping ou posto de gasolina para descansar e abastecer, o que às vezes não é suficiente. Esses lugares não oferecem a comodidade de ter água e energia elétrica à disposição, então não é simples para encher a caixa d’água do motorhome e carregar a bateria do veículo com energia elétrica.

No estacionamento inteligente, esses recursos estão disponíveis sob demanda. Os recursos como água e energia são controlados e pagos conforme a demanda, com o acompanhamento do consumo feito por uma plataforma.

Para fazer uso da estrutura, é necessário primeiro fazer um cadastro na plataforma da TRV, que inclui informações pessoais, de contato e do próprio veículo. Depois, pode-se fazer uma reserva de acordo com o tamanho do automóvel. Ao chegar no estacionamento, o sistema reconhece a placa do veículo e a reserva, então ele abre a cancela e faz o check-in. O próprio cliente libera a estação de energia e água para consumo sob demanda. Ele também pode fazer o descarte do esgoto.