FWA ganha mercado e pode chegar a 15% da base de assinantes nos EUA

Redação – 25.01.2024 – Nos Estados Unidos, a solução já se popularizou e deve dobrar sua cobertura ao longo de quatro anos

O crescimento do FWA (Fixed Wireless Access) tem chamado a atenção do mercado de banda larga em escala global. A tecnologia que oferece rede Wi-Fi com qualidade de banda larga utilizando o 5G alcançou grande popularidade nos mercados dos Estados Unidos, México, América Latina e em algumas áreas da Ásia, como o Japão.

De acordo com uma pesquisa da Global Data, até 2028, o FWA deve representar 15,8% da base de assinantes de banda larga fixa nos EUA, mais do que o dobro do atual índice de 7,2%. Estima-se que a receita proveniente dessa aplicação cresça em média 24,8% ao ano nos próximos cinco anos.

A implementação do FWA é frequentemente escolhida em áreas onde a infraestrutura de cabo é difícil ou há um alto custo de instalação, como em regiões rurais, suburbanas ou áreas remotas. Além disso, o FWA é a principal solução de redundância indicada quando o link primário é a fibra, especialmente para aplicações críticas como segurança e transações financeiras.

No Brasil, o FWA representa uma significativa oportunidade de aumentar o acesso à internet de alta performance, beneficiando não apenas os consumidores, mas também os setores de varejo e serviços. Negócios locais, indústrias regionais e até mesmo o agronegócio podem aproveitar essa tecnologia para implementar soluções como dispositivos de monitoramento de safras e controle de estoques.

“O Brasil, dadas suas dimensões e possibilidades, oferece inúmeras aplicações para o FWA. Podemos considerar que esta tecnologia surge como um facilitador para o acesso à economia digital, informação, telemedicina, IoT, entre outros, impulsionando indústrias e comércios locais. Essa solução de internet sem fio é altamente adaptável às demandas de mercado, proporcionando uma série de possibilidades”, explica Claudio Blatt, presidente do Conselho da Elsys, fornecedora de antenas e outros dispositivos de telecomunicações.