Enel usa helicóptero para inspecionar rede elétrica na Grande SP

O helicóptero vai inspecionar cerca de 2 mil quilômetros de redes em 2024 (foto: divulgação/Enel SP).
Redação – 07.02.2024 – Distribuidora tem utilizado aeronave equipada com tecnologia de ponta para inspecionar infraestrutura em local de difícil acesso

A Enel Distribuição São Paulo enfrentou um duro golpe em sua reputação após o apagão que afetou 1,4 milhão de domicílios na capital paulista em novembro do ano passado. Como parte dos esforços para retomar a credibilidade, a empresa passou a adotar na região metropolitana de São Paulo a inspeção aérea das redes elétricas com uso de um helicóptero.

A iniciativa tem como objetivo agilizar a detecção de trechos para manutenção preventiva e corretiva, especialmente em áreas de difícil acesso por via terrestre e que ficam afastadas dos centros urbanos. Cerca de 2 mil quilômetros de redes serão inspecionados de forma aérea em 2024.

Para capturar imagens aéreas das redes de alta e média tensão, a aeronave utilizada conta com uma câmera de alta resolução, que filma todo o trajeto. Possui ainda um aparelho de tecnologia LIDAR (da sigla inglesa Light Detection And Ranging), que é capaz de produzir um modelo 3D da rede inspecionada. Um equipamento termográfico também foi instalado para verificar a temperatura de conexões e equipamentos.

Em terra, uma equipe da Enel recebe todas as informações geradas pelo helicóptero e, dessa forma, consegue avaliar a rede com precisão. Todas as imagens são analisadas para verificar anomalias e interferências nas redes para, então, auxiliar as equipes a traçar um plano de manutenção. O helicóptero opera em altitude segura, garantindo a confiabilidade das manobras.

A Enel ainda garante que a inspeção aérea permite planejar melhor o trabalho das equipes, poupando tempo e trazendo mais eficiência e precisão nas atividades de manutenção. Ao longo do ano, a distribuidora diz que também serão realizadas ações como inspeção terrestre de redes, podas preventivas, reforço dos dispositivos de digitalização, substituição de equipamentos, etc.