Appian aumenta exportação de níquel e cobre brasileiros em 10%

Redação – 09.02.2024 – Foram 217 mil toneladas de produto concentrado, sendo 112 mil de níquel sulfetado e 105 mil de cobre

A Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração, exportou 217 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado para América do Norte, Europa e Ásia. O volume é, aproximadamente, 10% superior a 2022, quando as saídas totalizaram 198 mil toneladas. O fundo de origem britânica, com cinco anos de atuação no mercado brasileiro, é responsável pela gestão dos dois ativos no Brasil: Atlantic Nickel – produtora de concentrado de níquel sulfetado – e Mineração Vale Verde – produtora de concentrado de cobre.

Com carga de 112 mil toneladas de concentrado de níquel sulfetado, sendo aproximadamente 15.111 toneladas de níquel contido, a Atlantic Nickel (ATN), única produtora de níquel sulfetado do Brasil, realizou doze embarques desde janeiro de 2023. Os navios seguiram do Porto de Ilhéus (BA) para o Canadá, para a China e para Finlândia.

Já os embarques com o concentrado de cobre produzido na mina Serrote pela Mineração Vale Verde em 2023 totalizaram 105.819 toneladas, sendo aproximadamente 25.980 toneladas de cobre contido. Os navios partiram do porto de Maceió (AL) com destino à Finlândia, Taiwan e China.

A Mineração Vale Verde é o único empreendimento do estado de Alagoas que lida com metais básicos. Em 2022, a mineradora concluiu seu ramp-up e a mina Serrote alcançou sua capacidade máxima de produção. O cobre é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, estando presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros.

Preocupação com o meio ambiente

Os minérios exportados são considerados fundamentais para a transição energética porque são utilizados na manufatura de baterias. Por isso, a Appian busca diminuir o máximo possível às emissões de carbono em sua cadeia de produção. Foram utilizados navios otimizados por embarques combinados para exportação de minerais à China e Finlândia, reduzindo a emissão e o custo de frete, o que reflete em eficiência na operação logística do fundo.

Em 2023, o volume de CO2e não emitido na atmosfera é equivalente a duas viagens de navio entre Brasil e China. Com essa estratégia, o fundo foi capaz de reduzir a emissão de mais de 4.680 toneladas de CO2e. Esta redução representa 31,58% da emissão total que ocorreria em um cenário de embarques individuais.

Além disso, em 2023, a Atlantic Nickel e a Mineração Vale Verde, ativos do fundo, receberam o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol em seus inventários de gases de efeito estufa (GEE), referente ao ano de 2022. A categoria ouro é o reconhecimento máximo concedido às organizações que apresentam, de forma completa e auditada, o balanço de suas emissões devidamente verificado, comprovando seus esforços na redução dos impactos ambientais, e reitera o alto nível de qualidade de nossas operações, e a preocupação da Appian em mitigar as emissões de gases de efeito estufa.