Terminal de Porto Alegre movimenta simultaneamente 3 navios internacionais

Na foto, o navio F Line, de Barbados, descarrega insumos para a produção de fertilizantes (foto: Fabricio Santos/Ascom/Selt).
Redação – 16.02.2024 – Porto da capital do RS desembarcou insumos para agricultura ao mesmo tempo em que carregava transformadores para exportação

O Porto de Porto Alegre (RS) realizou a operação simultânea de três embarcações internacionais em fevereiro. Os navios Star Bright, de bandeira liberiana, e F Line, de Barbados, realizam o descarregamento de insumos para a produção de fertilizantes, enquanto o navio holandês Industrial Merchant embarca transformadores de energia. As três operações simultâneas demostraram a capacidade técnica e estrutural do Porto de Porto Alegre.

Os desembarques de insumos para a produção de fertilizantes diretamente no porto da capital diminuem os custos às empresas beneficiadoras instaladas na Região Metropolitana. Já o carregamento dos transformadores demonstra a capacidade estrutural da unidade para a realização de operações de exportação, uma vez que esses equipamentos serão encaminhados ao Porto de Houston, no Texas, Estados Unidos.

Ainda este mês está prevista a chegada do navio Manta Nilgun que também deverá operar o descarregamento de insumos para a produção de fertilizantes. O Cais Navegantes tem se destacado por sua capacidade de movimentar cargas diversas e em breve deverá passar por uma obra de requalificação do pavimento, além da modernização de suas instalações, bem como a qualificação de locais de armazenagem a partir de arrendamentos de áreas.

No ano passado, passaram pelo Porto de Porto Alegre 141 navios, número que representa 3,90% do total de embarcações recebidas pelos portos do Rio Grande do Sul que foi de 3.614. O terminal da capital ainda movimentou 799.920 toneladas no último ano.

*Com informações da Selt-RS.