Solução de startup “reflete” sinal Wi-Fi para aumentar cobertura

Redação – 22.02.2024 – Latys está desenvolvendo equipamentos que podem focar a direção do sinal de um access point para aumentar o alcance da rede

Os access points atuais espalham energia por radiofrequência mas apenas uma parte desses sinais é captada por dispositivos. Uma startup canadense chamada Latys quer mudar isso com um novo dispositivo que possa transferir esse sinais para zonas descobertas de Wi-Fi, direcionando a frequência para a direção certa. Para isso, ela está desenvolvendo lentes e espelhos de radiofrequência que possam influenciar no sinal de rede wireless.

A visão da empresa é repensar e transformar a forma como as redes sem fio – incluindo Wi-Fi – são projetadas e fornecidas. A Latys está atualmente nas fases iniciais de desenvolvimento de seus primeiros produtos. A tecnologia da empresa é baseada em uma série de patentes adquiridas pela Universidade de Toronto, no Canadá, descrevendo metasuperfícies de direção de feixe refletivas e não recíprocas, que podem ser descritas como lentes e espelhos de radiofrequência, mas que, na prática, se parecem mais com antenas.

Em um caso de uso, a Latys diz que seu equipamento Focus pode ajudar a ampliar e melhorar a cobertura em um estacionamento, quando apenas um único access point é usado para uma área de uma extremidade. Dois dispositivos Latys podem ser usados para estender substancialmente a cobertura Wi-Fi e fornecer melhores taxas de dados. No caso de demonstração, a solução aumentou as taxas de bits por um fator de dez (de 6 para 58 Mbps) através de ganhos de sinal de 10 dB em grande parte de uma garagem de 53 metros de comprimento.

Embora a tecnologia seja independente do protocolo de radiofrequência, o que significa que pode ser aplicada em tecnologias como o 5G, a Latys está focada na correção de zonas mortas de Wi-Fi como seu ponto de entrada no mercado. A empresa quer garantir uma boa cobertura Wi-Fi em um grande armazém ou escritório, e já estamos testando isso com alguns provedores de serviços.

Além de melhorar o desempenho do Wi-Fi, a sustentabilidade é outro argumento de venda. A modelagem da empresa indica uma economia potencial de energia em comparação com outras soluções, simplesmente porque a solução Latys é mais leve e contém muito menos componentes eletrônicos do que outros produtos no mercado, afirma a empresa.

Fonte: Wi-Fi NOW