2 milhões de kits de parabólica digital já foram distribuídos

Redação – 26.02.2024 – Aparelhos, cedidos gratuitamente, garantem acesso à TV aberta sem causar interferência no sinal do 5G

A Siga Antenado, entidade responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital nos lares de famílias de baixa renda, chegou ao marco de 2 milhões de equipamentos instalados gratuitamente em todo o País. O programa visa garantir que quem tem acesso à TV aberta apenas com o uso de parabólicas ainda consiga assistir televisão, já que com o 5G usa a mesma radiofrequência dessas antenas. Quem adere à parabólica digital, consegue imagens em alta definição sem interferência.

O marco de 2 milhões de kits gratuitos com a nova parabólica digital instalados foi alcançado apenas seis meses após a conquista do primeiro milhão. Para a entidade, isso significa que o programa tem sido eficaz para alcançar a população, tanto em termos de comunicação quanto em logística para distribuição dos equipamentos.

A Siga Antenado já está presente com comunicação, atendimento, logística, equipamentos e equipe técnica em mais de 3,4 mil municípios brasileiros. A pretensão é chegar aos 5.570 (todos os municípios do País) até o final do programa.

Segundo a entidade, foi feito um “grande esforço” para ampliar a atuação nos últimos seis meses, com formação e treinamento de profissionais nas cidades mais remotas, além das estratégias de comunicação que são adaptadas à realidade das cidades menores, cuja população nem sempre é facilmente mobilizada.

A Siga Antenado é o nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa), entidade não governamental e sem fins lucrativos, criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para implementar políticas públicas de telecomunicações e conectividade.

Desde 2023, a EAF vem liberando o agendamento para instalação gratuita do kit com a nova parabólica digital em municípios com mais de 100 mil habitantes e boa parte das cidades com população abaixo de 100 mil habitantes, incluindo os municípios com população menor que 30 mil pessoas.

Mais de 1,4 milhão de instalações foram realizadas nas regiões Nordeste e Norte, onde ficam a maior parte dos inscritos no CadÚnico. Enquanto cerca de 600 mil ficaram divididos entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.