Aeroporto de João Pessoa amplia capacidade e ganha nova área internacional

Redação – 11.03.2024 – Investimento na ampliação foi de R$ 1,05 bilhão, financiados pelo BNDES, e trouxe melhorias na pista de pousos e decolagens, além de espaços para passageiros

O Aeroporto Internacional de João Pessoa (PB) ampliou e modernizou sua infraestrutura, que foi apresentada na última sexta-feira (8/3). O terminal ganhou uma nova área internacional reversível e equipamentos tecnológicos para tornar-se mais confortável e sustentável, além de trazer melhorias estruturais para incrementar capacidade.

Além do aumento da capacidade operacional, com a ampliação do terminal de passageiros e dos pátios de aeronaves, houve renovação e melhorias na pista de pousos e decolagens e espaços destinados aos passageiros.

O investimento na reforma foi de R$ 1,05 bilhão, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), captado pela concessionária Aeroportos do Nordeste do Brasil S.A. (AENA Aeroportos NE) que assumiu as concessões dos aeroportos de Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Juazeiro do Norte (CE).

O projeto foi estruturado na modalidade project finance non recourse – em que o crédito é lastreado na própria operação e lucro futuro gerado da empresa financiada – e contempla investimentos contidos no Contrato de Concessão e definidos no Plano de Exploração Aeroportuária, voltados a adequar ao movimento projetado de passageiros e ao atendimento de indicadores de qualidade da prestação do serviço.