Novo porto Seco de Foz do Iguaçu vai receber R$ 260 mi ainda neste primeiro semestre

Atual Porto Seco de Foz do Iguaçu (foto: reprodução site/Multilog).
Redação – 19.03.2024 – Empreendimento da Multilog deve começar nos primeiros seis meses deste ano e a expectativa é de que se torne o maior porto seco do País

A Multilog já planeja a construção do Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR), uma nova unidade alfandegada que será instalada às margens da rodovia BR-277, fora da área urbana da cidade. Com previsão de início das obras no primeiro semestre de 2024, o empreendimento terá investimentos totais de mais de R$ 500 milhões em duas fases, dos quais R$ 240 milhões já na primeira fase, e deve gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos.

Em relação à área de armazenagem, são 4,2 mil m² de área coberta fechada, incluindo mais de 600 m² de câmara fria, com três docas exclusivas para o armazenamento de produtos que necessitam de temperaturas controladas. O terminal será dimensionado para receber até 2 mil caminhões por dia em 15 anos. A expectativa é de aprimoramento e aumento das movimentações de cargas na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

A estrutura contará com equipamentos modernos, incluindo balanças de elevada precisão, além do scanner. Em ternos de segurança, serão instaladas câmeras avançadas para vigilância interna e externa. Serão quatro portões de entrada de veículos e dois de saída, com uma entrada e saída para cargas especiais com altura e largura excedentes. Os acessos terão sistema de pesagem e identificação de veículos totalmente automáticos.

Haverá também uma área de 1,9 mil m² destinada aos motoristas, dividida em sete espaços distintos, sendo seis deles internos ao porto seco e um externo, localizado no bolsão de acesso. Os espaços vão contar com sanitários e áreas para descanso e permanência.

Localização estratégica

O terreno total do novo empreendimento, de 550 mil m², tem fácil acesso à perimetral leste, que terá uma ligação direta para a nova ponte da integração, via em construção que termina na BR-277, cujas obras devem ser concluídas de forma sincronizada com a da unidade alfandegada.

A localização do novo Porto Seco de Foz do Iguaçu foi pensada para direcionar a grande circulação de caminhões e o escoamento das cargas para fora da área urbana, eliminando o congestionamento que se forma atualmente nas principais avenidas da cidade

O atual Porto Seco de Foz do Iguaçu, também operado pela Multilog desde 2016, é o maior da América Latina em termos de movimentações de cargas terrestres, e se encontra no perímetro urbano. Movimentou em 2022 mais de US$ 6,5 bilhões em cargas transportadas por 201,2 mil caminhões, segundo a RFB. As movimentações de carga serão impulsionadas a partir de 2025 com a nova infraestrutura.