Vendas de aerogeradores do Grupo Nordex aumentam 16% em 2023

Redação – 21.03.2024 – Empresa tem 4 GW de capacidade instalada em clientes do Brasil

O Grupo Nordex, fabricante mundial de aerogeradores, atingiu 7,4 GW em volume de pedidos em todo o mundo no ano fiscal de 2023, com um crescimento de 16% em comparação ao ano anterior. Este marco foi alcançado com a encomenda de 1.270 turbinas eólicas. A empresa diz que o ano passado foi um momento de consolidação de sua atuação no Brasil, com destaque para o desempenho em vendas da turbina Delta N163/5.X, um modelo que se adequou bem às condições dos ventos no Brasil, diz a Nordex.

O Grupo Nordex alcançou, no final de 2023, cerca de 4 GW de capacidade instalada, e conta com outros 1,3 GW já comercializados. No total, em 2023, o Brasil atingiu uma capacidade instalada de fonte eólica de 28 GW, energia suficiente para abastecer mais de 40 milhões de casas por mês.

Foi ainda em 2023 que o Grupo Nordex instalou o milésimo aerogerador em território nacional. As turbinas eólicas fornecidas pelo Grupo Nordex estão instaladas em 19 complexos eólicos distribuídos por cinco estados brasileiros, nos quais a empresa também presta serviços de operação e manutenção, com contratos que variam entre cinco e 20 anos de duração.

Em âmbito global, somente no quarto trimestre de 2023, a Nordex registrou pedidos para 420 turbinas eólicas, totalizando uma produção de 2,5 GW, um aumento de quase 30% em comparação com o mesmo período de 2022, evidenciando a competitividade dos produtos da empresa. Com pedidos provenientes de 23 países, a Europa manteve-se como principal compradora dos equipamentos, respondendo por 86% do total de pedidos, com destaque para Alemanha, Turquia, Espanha e Suécia, posicionados como os maiores mercados individualmente.

Instalações no Brasil

No Brasil, o Grupo Nordex iniciou a instalação dos aerogeradores do parque eólico de Feijão, uma parceria entre o Green Investment Group e a Hydro Rein, localizado entre os municípios de Simões (PI) e Araripina (PE), no qual instalará 80 aerogeradores N163/5.X.

No segundo semestre de 2024, o Grupo Nordex iniciará a instalação dos aerogeradores do parque eólico de Casqueira, de propriedade da TODA Investimentos, que contará com 88,5 MW de capacidade instalada, e do parque eólico de Passagem, com outros 53,1 MW de potência nominal, de propriedade da Elawan Energy Brasil, ambos localizados no Rio Grande do Norte.

Além disso, outras 55 turbinas eólicas serão produzidas e terão o início de instalação até o final de 2024, em parques eólicos localizados na região de Pedra Petra (RN) e Serra da Borborema (PB), de propriedade de um cliente global do Grupo Nordex.