Aeroporto de Navegantes aumenta infra de antenas para melhorar conectividade

Redação – 27.03.2024 – Com novo sistema de antenas, aeroporto aumenta disponibilidade de serviços móveis de operadoras, incluindo o 5G

O Aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina, melhorou a qualidade da rede de telecomunicações de seus passageiros utilizando Sistemas de Antenas Distribuídas (DAS). Esse tipo de tecnologia é mais adequada para grandes ambientes internos e áreas externas de aeroportos, estações de metrô, shopping centers, etc., onde existem barreiras físicas à propagação do sinal, como paredes de concreto e estruturas metálicas.

Implementado pela IHS Brasil, especialista em infraestrutura de torres e antenas, a infraestrutura foi estrategicamente posicionada e conectada por cabos de fibra óptica, que ajudam a expandir e melhorar ainda mais a cobertura da rede, enquanto as antenas terrestres são projetadas para transmitir o sinal 5G de forma mais eficaz para atingir velocidade máxima e baixa latência.

Esta solução oferece alta capacidade de transferência de dados que também suporta Internet das coisas (IoT) e dispositivos máquina a máquina, incluindo automação de equipamentos, dispositivos de segurança e maquininhas de cartão.

Gerenciado pela CCR Aeroportos, o Aeroporto de Navegantes é um dos 17 ativos da concessionária, que assumiu o compromisso de ampliar em 10 vezes a velocidade de acesso à internet gratuita por meio de Wi-Fi em seus terminais. A empresa está de olho em forma de aumentar a conectividade e a qualidade desse serviço para promover mais conforto e melhores experiências aos passageiros.