John Deere demonstra sincronia com a Wirtgen, novas nomenclaturas e investimentos

Rodrigo Conceição Santos – 30.04.2024 –

Desde 2022, quando anunciou investimentos na casa dos R$ 190 milhões na fábrica de Indaiatuba, a John Deere segue o plano de consolidação da sua divisão de máquinas de construção no Brasil. Na M&T Expo 2024, a empresa defendeu a mesma linha, com o depoimento da Armac, um dos maiores clientes locais, com cerca de mil equipamentos adquiridos nos últimos anos. A fabricante também demonstrou maior sincronia com a Wirtgen, a quem adquiriu há alguns anos, e detalhou o investimento anunciado.

Segundo Adilson Butzke, diretor de vendas e marketing da Divisão de Construção da John Deere para América Latina, a empresa conta hoje com 60 pontos de vendas de equipamentos de construção no Brasil. A isso, ele soma outros 300 pontos de vendas de máquinas agrícolas. “Afinal, 60% dos componentes dos equipamentos agrícolas e de construção são cambiáveis”, diz.

Ainda neste ano, segundo ele, a fabricante finalizará outros investimentos em Indaiatuba. É o caso do Centro Brasileiro de Desenvolvimento de Tecnologia da marca, Anunciado no final de 2023. A estrutura está recebendo investimentos de R$ 180 milhões e deve ser inaugurada até o final de 2024. 

Em comunicado para a imprensa, o presidente da John Deere Brasil, Antonio Carrere, disse que a estrutura vai permitir que os produtos da marca sejam concebidos e testados em território brasileiro, considerando as nossas variáveis de solo, clima, níveis de conectividade e outras particularidades. “Isso contribuirá para que as soluções sejam entregues aos clientes locais mais rapidamente e para que eles possam trabalhar de forma mais produtiva, rentável e sustentável, sejam pequenos, médios ou grandes produtores”, disse.

Nesse caso, os desenvolvimentos envolvem tanto a linha agrícola quanto a de equipamentos de construção da John Deere. O centro de desenvolvimento ocupará um espaço de 500 mil m² e deve empregar 150 profissionais de engenharia e pesquisa e desenvolvimento. Além dele, a John Deere está aportando recursos em sua fábrica agrícola de Catalão (GO), dedicada à produção de equipamentos agrícolas, mas que apoia a unidade de construção, principalmente com estocagem de peças e equipamentos importados.

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John Deere e Wirtgen na M&T Expo

Outra novidade no estande da John Deere durante esta M&T Expo foi a apresentação conjunta com a Wirtgen. Apesar de a Wirtgen ter sido incorporada definitivamente pela John Deere em 2017, as marcas costumavam se apresentar em espaços separados em eventos anteriores.

A exposição conjunta reflete a integração das marcas em outros aspectos. Um exemplo é que, agora, as usinas de asfalto da Ciber (marca da Wirtgen) podem ser visualizadas e administradas pelo centro de operações da John Deere.

Na exposição da M&T Expo, a Wirtgen apresentou a vibroacabadora compacta Vögele SUPER 1400, com taxa de aplicação de 600 t/h, e a fresadora a frio W150 F, indicada para obras em grandes centros urbanos. O rolo compactador HC 110 G, com capacidade de escalada de 58%, também esteve em foco e, nesse caso, vale o destaque para a letra “G” na nomenclatura, pois é mais uma indicação de sinergia entre a Wirtgen e a John Deere.

Na M&T Expo, as marcas explicaram aos clientes e ao mercado a sua nova estratégia de nomenclatura dos equipamentos. Agora, os modelos terminam com G, P e X, sendo que os primeiros focam em versatilidade e robustez para atender construções de menor complexidade. Eles também são indicados para um número mais diverso de operações.

Já os modelos P contam com recursos mais avançados e focam na oferta de eficiência, desempenho, conforto ao operador e vida útil elevada para operações mais exigentes, de alta produção. Os modelos X são a novidade. A ideia é que, além dos atributos das demais classes, eles incorporem tecnologias de ponta (a John Deere chama de tecnologias disruptivas), inclusive de conectividade com internet das coisas e inteligência artificial. “Os equipamentos de construção têm o desafio de atender várias aplicações diferentes. Por isso, segmentamos versões das mesmas classes de máquinas – ao invés de mantê-las em séries”, explica Thomas Spana, gerente de marketing da Divisão de Construção da John Deere para a América Latina.