Nova Avenida Santo Amaro, em SP, tem fiação enterrada, pavimento de concreto e rede de captação de água

Redação – 07.05.2024 – Investimento de R$ 161,4 milhões moderniza uma das principais vias da cidade de São Paulo, com impacto direto na vida de 310 mil pessoas

A Prefeitura de São Paulo entregou na semana passada a primeira fase das obras de requalificação da Avenida Santo Amaro, no trecho compreendido entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a Rua Afonso Braz. Foram investidos R$ 161,4 milhões, com recursos resultantes da Operação Urbana Faria Lima, nas melhorias na mobilidade urbana, na drenagem, nas redes de abastecimento e saneamento, na prestação de serviços, na acessibilidade e na estética urbana.

Iniciada em julho de 2022, a remodelação visa proporcionar à via uma infraestrutura compatível com as demandas atuais da população e torná-la mais moderna, segura, funcional e atrativa para novos investimentos. A modernização da avenida impacta diretamente cerca de 310 mil pessoas.

A nova Av. Santo Amaro (foto: divulgação).

As melhorias em funcionamento incluem a implantação de pavimentação de concreto e asfáltico, reforma do corredor de ônibus, implantação de novas paradas, infraestrutura subterrânea com o aperfeiçoamento dos sistemas de água, esgoto e gás, rede de captação de água das chuvas, enterramento da fiação de energia elétrica e de telecomunicações, remoção de postes de concreto e passeios mais amplos. A nova Avenida Santo Amaro também conta com iluminação em LED, renovação da sinalização, plantio de árvores e paisagismo.

LEIA MAIS: TIM camufla antenas 5G para melhorar sinal na Avenida Paulista

Mais de 4.000 metros cúbicos de pavimento rígido e 1.700 toneladas de pavimento flexível foram instalados; e 2 mil metros de passeios foram requalificados. Além disso, foram feitos 1.500 metros de novas redes de drenagem para combate a alagamentos e 5.500 metros de novas valas técnicas subterrâneas. São 20 mil metros de fiação elétrica e 220 mil metros de dutos de telecomunicações enterrados. Para uma via mais ampla, iluminada e segura, 150 postes de concreto foram removidos e 74 novos postes metálicos de iluminação pública com 148 luminárias em LED, instalados.

Modernização verde

As áreas verdes da região também foram expandidas. Ao todo, 120 árvores foram plantadas, abrangendo uma variedade de espécies, incluindo ipê branco, ipê rosa, caroba, pau-cigarra, pau-viola, sibipiruna, quaresmeira, mirindiba-rosa e palmeira. Ao longo do trecho, foram distribuídas mais 1.000 mudas de flores ornamentais nativas da Mata Atlântica, cada uma selecionada por suas características ecológicas de florada e frutificação em diferentes épocas do ano.