“Sondador 4.0”: O que o mercado demanda desse profissional

Redação – 08.05.2024 – Mauricio Malanconi, CEO e Fundador da Suporte Sondagens, explica como a tecnologia tem mudado o mercado e trazido o que ele chama de Sondador 4.0

Considerado analógico há menos de dez anos, o mercado de sondagem vem passando por inúmeras transformações após o período pandêmico. A digitalização trouxe mais tecnologia ao setor e com isso diversas mudanças no dia a dia do sondador, podendo contar agora com softwares e aplicativos na hora do trabalho. O cenário, no entanto, exige uma mudança do profissional da área, que precisa se atualizar.

Mauricio Malanconi, CEO e Fundador da Suporte Sondagens, se apropria do termo “4.0” para ilustrar a transformação que a tecnologia trouxe para o setor. “Acredito em duas principais características que são cruciais para o sondador 4.0: resiliência e vontade de querer mudar o mercado de sondagens. É necessário sair do analógico para entrar no digital.”

Com um salário inicial médio a partir de R$ 2.900,00 ao mês, para se tornar um sondador o profissional deve iniciar como auxiliar e aos poucos começa a ganhar experiência na área. Segundo Malanconi, o “sondador 4.0” deve ter um conhecimento básico em smartphones, nada muito complexo, mas a instalação de aplicativos, utilização do leitor de QR code, uso da câmera e também conhecimentos em softwares que são utilizados no trabalho.

O diretor afirma que o mercado está muito aquecido, principalmente em virtude dos leilões e das concessões que ocorreram nos últimos anos. Embora tenha oportunidades no setor, as empresas estão com dificuldade de contratação devido à falta de bons profissionais, afirma ele, o que abre espaço para profissionais que se adaptem a essa nova forma de trabalhar.

“O emprego de tecnologia e a captura de dados durante a execução de cada sondagem garante a rastreabilidade e evita que oportunistas adentrem ao setor, minimizando o risco de insucesso em obras de infraestrutura devido às mudanças do cenário geológico e geotécnico, previstos por sondagens malfeitas ou até mesmo não executadas”, comenta Malanconi.

Com uma maior segurança e rastreabilidade, o CEO exalta que as empresas possuem maior confiança para fechar projetos e que o sondador terá uma maior demanda no mercado. “O sondador 4.0 não é apenas uma evolução tecnológica, mas também uma mudança de mentalidade. Aqueles que aceitam as mudanças e se capacitam para adotar essa nova abordagem estão na vanguarda de uma revolução no mercado de sondagens, contribuindo para a eficiência e confiabilidade das operações geotécnicas”, conclui o CEO.