Abraceel lança cartilha sobre mercado livre de energia

Da Redação – 06.07.2016 – 

Como funciona o mercado livre de energia e quais são seus riscos e oportunidades? Para responder dúvidas como essas, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) lança a Cartilha Mercado Livre de Energia Elétrica – Um guia básico para consumidores potencialmente livres e especiais. “O objetivo é desmistificar esse ambiente de negócio, esclarecendo as dúvidas que normalmente antecedem o processo de migração das empresas, com o exercício da portabilidade da conta de luz, que, infelizmente, no Brasil, só é possível para os grandes clientes”, afirma o presidente-executivo da Abraceel, Reginaldo Medeiros.

O lançamento da cartilha ocorreu durante o Seminário Mercado Livre de Energia que a entidade realizou em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) no dia 5 de julho, em São Paulo.
A cartilha detalha o funcionamento do mercado, seus participantes e os requisitos para a migração de novos consumidores. Apresenta ainda as vantagens do ambiente de contratação, como o poder de escolha dos consumidores e as melhores condições em termos de competitividade, previsibilidade e flexibilidade, entre outros aspectos.

Segundo a Abraceel, o mercado livre de energia elétrica é um ambiente em que os consumidores podem escolher livremente seu fornecedor de energia. Desde 2003, o ambiente proporcionou, em média, uma economia de 18% para os consumidores em comparação com as tarifas cobradas pelas distribuidoras. Neste momento, a redução de custos pode chegar a 30%, devido principalmente à queda do consumo registrada nos últimos meses, que levou ao aumento da oferta de energia e, consequentemente, à queda dos preços.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *