Abreu e Lima ganha terminal metropolitano e facilita mobilidade na RM do Recife

Da redação com informações do Governo do estado/PE – 22.06.2016 –

Instalação vai operar com 11 linhas, atendendo cerca de 40 mil pessoas por dia. Projeto recebeu investimentos de R$ 15,4 milhões.

O Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife (RMR) ganhou um reforço, na última quinta-feira (16), com a entrega do Terminal Integrado de Abreu e Lima. Localizado às margens da BR-101, o empreendimento recebeu um aporte de R$ 15,4 milhões e espera atender, inicialmente, cerca de 40 mil usuários por dia. A cerimônia de inauguração marcou ainda a mudança operacional de outros seis terminais integrados. O equipamento, começou a funcionar no sábado (18) e vai operar com 11 linhas de ônibus e 58 veículos.

“Apesar do momento difícil que estamos passando, conseguimos priorizar e concluir aquilo que é mais urgente e importante, e que atinge efetivamente a vida das pessoas”, pontuou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Segundo ele, é um compromisso da sua gestão promover a expansão e modernização do Sistema Estrutural Integrado (SEI), garantindo aos usuários do transporte público o pagamento de apenas uma passagem para se locomoverem por toda RMR.

Preparado para realizar mais de 700 viagens diariamente, o novo terminal conta com seis linhas alimentadoras, que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; duas interterminais, que ligarão Abreu e Lima aos terminais de Igarassu e Pelópidas; uma perimetral, que ligará o novo TI ao Terminal Integrado da Macaxeira; e duas linhas troncais de BRT, que levarão os passageiros até o Centro do Recife.

Ao todo, outros seis TIs passam por mudanças operacionais que vão resultar na redução da distância percorrida e do tempo de deslocamento dos coletivos entre uma viagem e outra. Com a intervenção, a expectativa é de atender um número cada vez maior de pessoas. “Somamos hoje um total de 24 terminais no sistema integrado, refletindo positivamente na melhoria do deslocamento de mais de 160 mil passageiros”, informa o secretário das Cidades, André de Paula.

Com 3,6 mil m² de área construída, o terminal contempla três plataformas de embarque e desembarque, lanchonete, banheiros, bilheteria, sala de administração, guarita e ilha de despachante. Projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o TI Abreu e Lima possui piso tátil, que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida, e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. A estrutura conta também com uma passarela que liga o terminal à estação de BRT Abreu e Lima.