Acredite se quiser: Alemanha também tem problema de infraestrutura

Da redação – 15.09.2016 –

Pelo menos essa é a avaliação do site americano CNBC, em reportagem de Elizabeth Schulze, publicada ontem.

Maior economia europeia, a Alemanha enfrenta a deterioração (bem menos impactante quando comparada ao Brasil, é claro) de sua infraestrutura. A avaliação é do site norte-americano CNBC, citando exemplos como a ponte sobre o Rio Reno em Leverkusen. A causa dos problemas é a mesma: falta de investimento ao longo das últimas décadas. Segundo a reportagem, o governo alemão está preocupado com o cenário e intensifica os esforços para reconstruir estradas, pontes, ferrovias e hidrovias do país antes que seja tarde demais.

Em 2006, a Alemanha ficou em terceiro lugar no Relatório de Competitividade Global do Fórum Econômico Mundial para a qualidade global de infraestrutura de transporte. Este ano, ele caiu para o 11º lugar (os EUA, por exemplo, estão em 13º). Em agosto, o Ministério Federal dos Transportes e Infraestrutura Digital adotou um plano para gastar 269 bilhões de euros (cerca de US$ 300 bilhões) na construção e modernização da infraestrutura do país ao longo dos próximos 15 anos. O plano prioriza reparação dos sistemas existentes, com 70 por cento dos fundos alocados para a manutenção.

O estado de deterioração de pontes, estradas e ferrovias forçou o investimento em infraestrutura nas agendas políticas na Alemanha. Nos Estados Unidos, onde o problema também acontece, o assunto forçou os candidatos à presidência – Donald Trump e Hillary Clinton – a se comprometeram a investir centenas de bilhões de dólares para reconstruir  estradas, pontes e portos.

“Há certos paralelos com os EUA, onde as estradas, pontes, portos estão em um estado cada vez pior e se deteriorando”, disse Marcel Fratzscher, presidente do DIW, um instituto de pesquisa em Berlim.

Mas os esforços para reconstruir a infraestrutura em ambos os países apresentam fissuras entre os níveis nacional, estadual e municipal de governo, segundo o site CNBC. Nos EUA, por exemplo, o financiamento federal muitas vezes vai para o sistema rodoviário nacional, em vez de para as estradas locais que necessitam mais de reparos de forma mais acentuada, avalia Adie Tomer, pesquisador da Brookings Institution.

Na Alemanha aconteceria o mesmo: falta coordenação entre os governos federal e local  quando se trata de projetos de financiamento. Um estudo realizado pelo banco de desenvolvimento KfW mostra que os municípios alemães precisariam de cerca de US$ 40 bilhões em infraestrutura de transporte rodoviário. Em 2015, apenas 1 em cada 20 municípios foi capaz de garantir a manutenção completa de infraestrutura de transporte local, de acordo com o relatório.

O Instituto Alemão de Assuntos Urbanos estimou que 15 por cento das pontes rodoviárias municipais da Alemanha precisam ser totalmente reconstruída. Já a empresa ferroviária alemã Deutsche Bahn disse que novas medidas para aumentar a pontualidade trem vão demorar vários anos. No ano passado, 1 em cada 4 viagens de trens de longa distância não foi executada no tempo, em parte por causa dos esforços de construção.

A infraestrutura aérea também pega. O Brandenburg Airport, em Berlim, serve como um exemplo de alto perfil de tentativas falhas do país para melhorar a infraestrutura pública na avaliação da reportagem. O aeroporto permanece fechado depois de mais de 10 anos em construção. O ex-prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, descreveu o aeroporto como seu “maior fracasso” após 13 anos no cargo. A Alemanha, quem diria, não é mais a mesma.