Alunos da UnB ganham prêmio de hidrômetro inteligente

Da Redação – 02.05.2017 –

Estudantes de engenharia, com 21 e 22 anos, desenvolveram aplicativo que pode melhorar a utilização de água em cidades brasileiras

Dois futuros engenheiros da computação formados pela UnB são os ganhadores do Oficina Fiware, premiação que fez parte do IV Encontro Nacional dos Municípios, em Brasília. São eles: Matheus Veleci, 22 anos, e Eduardo Vilaça, 21 anos. Juntos eles criaram o aplicativo “hidrômetro inteligente”, que atua diretamente sobre a melhor utilização da água e que adota a plataforma Fiware, da União Europeia (UE). Os ganhadores terão a oportunidade de visitar a maior feira mundial de cidades inteligentes, a Expo Smart Cities Barcelona, que ocorrerá de 14 a 16 de novembro de 2017, com todos os custos pagos.

De acordo com Veleci, o hidrômetro inteligente é uma solução que armazena informações sobre a qualidade e sobre o consumo de água. O sistema possui dois dispositivos: um que mede o fluxo do recurso hídrico e um termômetro que mede a temperatura e o PH. “Com essas informações, é possível calcular a quantidade e o fluxo e os padrões de consumo para poder orientar o usuário como melhor utilizar a água. A partir dele, também é possível detectar vazamentos”, explicou o estudante.

A ferramenta Fiware é uma plataforma aberta, sem custos ou royalties, criada pela UE para o desenvolvimento de aplicativos e serviços para a internet, incluindo áreas, como cidades inteligentes, transportes sustentáveis, logística, energia renovável e sustentabilidade ambienta. Segundo Carlos Oliveira, integrantes da delegação da UE no Brasil, o “país é um parceiro ideal para realizar esse trabalho em conjunto com a UE, porque o brasileiro tem iniciativa e criatividade”, Para ele, o uso da ferramenta vai permitir que os municípios e pessoas possam desenvolver tecnologia sem depender de empresas, de fornecedores únicos.

A Oficina contou com 14 estudantes de engenharia da computação da Universidade de Brasília que desenvolveram aplicativos para cidades inteligentes, utilizando a plataforma Fiware. Além do aplicativo vencedor, que abordava a melhor utilização da água, foram desenvolvidos outros sobre saúde, queima de calorias e reclamação dos problemas nas cidades, entre outros.