Anatel mapeia uso de banda larga móvel em 700 MHz

Da Redação – 22.06.2017 –

Segundo a agência, cerca de 1,7 mil cidades no país apresentam viabilidade técnica para uso dessa faixa

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mapeou a possibilidade de uso da banda larga móvel em 700 MHz no Brasil e chegou ao total de 1,7 mil cidades. Ontem, o Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), aprovou os mais recentes 90 municípios que poderão usar a faixa, inclusive três capitais – Aracaju (SE), Palmas (TO) e Cuiabá (MT).

Além de aumentar o total de frequências disponíveis para a banda larga móvel, a faixa de 700 MHz, apresenta vantagens na propagação do sinal. Adicionalmente, ela facilita o acesso a programação em ambientes fechados. O serviço de 4G que opera nesta faixa, porém, está muito próximo das frequências usadas pela TV aberta. Isto pode causar interferência na recepção do sinal da TV. As mais comuns são congelamentos de imagem e estalos no som.

Ou seja, para as cidades conseguirem autorização para começar a operação na faixa de 700 MHz, precisam realizar uma campanha de “mitigação preventiva”, no qual a população será informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta. O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz.

Na região Norte 291 municípios já tem viabilidade técnica para entrar em operação; na Centro-Oeste, 153; no Nordeste, 1.139; no Sudeste. 166; e no Sul, 9. Algumas das capitais onde já existe a viabilidade de implantação do LTE são Boa Vista (RR); Brasília (DF); Campo Grande (MT); Fortaleza (CE); Macapá (AP); Natal (RN); Rio Branco (AC); e Teresina (PI).

Para saber as cidades em que se pretende realizar a “Mitigação Preventiva” e as cidades em que ela já foi realizada e, portanto, houve a ativação do SMP na faixa de 700 MHz, basta acessar r o relatório de “Ativação de cidades” no site TV perfeita.