Anatel mapeia uso de banda larga móvel em 700 MHz – InfraRoi
  • O InfraRoi
  • Categorias
    • 100 Open Startups
    • Agricultura
    • Artigos
    • Capital humano
    • cidades inteligentes
    • compliance
    • Concessões
    • Concreto do Futuro
    • Construção
    • Destaques
    • Digitalização
    • Energia
    • Equipamentos
    • Financiamento
    • Fórum Concretagem Produtiva
    • gestão pública
    • Giro de Obras
    • Iluminação pública
    • InfraDigital
    • Infraestrutura social
    • Infraestrutura urbana
    • Inovação
    • Internacional
    • Internet das Coisas
    • ISP Report
    • Johnson Controls
    • Manutenção
    • Mineração
    • Mobilidade urbana
    • Óleo e Gás
    • Pandemia
    • payback
    • Podcast
    • Porto
    • Provedores regionas
    • Regulação
    • Saneamento Básico
    • Sem categoria
    • serviços
    • Telecom
    • Transportes e logística
    • Vídeos InfraRoi
  • Publicidade
  • Contato
Últimas Noticias
Uso do BIM impactará mais as empresas que atuam em todas as etapas de projeto Empresa de construção investe em energia alternativa e frota elétrica Chinesa lidera corrida de 5G segundo consultoria Descarte irregular de plástico complica infraestrutura de água e esgoto no Brasil Entidades de telecom manifestam preocupação com ação sobre direito de passagem no STF A Era do 5G: o que voce precisa saber Braskem fecha acordo com Casa dos Ventos para construção de parque eólico SP tem a primeira rede de telecom com 800G Provedor regional baiano instala 113 km de rede em 2020 O que falta para o Brasil atrair investimentos em Robôs Industriais?

Anatel mapeia uso de banda larga móvel em 700 MHz

Da Redação – 22.06.2017 –

Segundo a agência, cerca de 1,7 mil cidades no país apresentam viabilidade técnica para uso dessa faixa

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mapeou a possibilidade de uso da banda larga móvel em 700 MHz no Brasil e chegou ao total de 1,7 mil cidades. Ontem, o Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), aprovou os mais recentes 90 municípios que poderão usar a faixa, inclusive três capitais – Aracaju (SE), Palmas (TO) e Cuiabá (MT).

Além de aumentar o total de frequências disponíveis para a banda larga móvel, a faixa de 700 MHz, apresenta vantagens na propagação do sinal. Adicionalmente, ela facilita o acesso a programação em ambientes fechados. O serviço de 4G que opera nesta faixa, porém, está muito próximo das frequências usadas pela TV aberta. Isto pode causar interferência na recepção do sinal da TV. As mais comuns são congelamentos de imagem e estalos no som.

Ou seja, para as cidades conseguirem autorização para começar a operação na faixa de 700 MHz, precisam realizar uma campanha de “mitigação preventiva”, no qual a população será informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta. O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz.

Na região Norte 291 municípios já tem viabilidade técnica para entrar em operação; na Centro-Oeste, 153; no Nordeste, 1.139; no Sudeste. 166; e no Sul, 9. Algumas das capitais onde já existe a viabilidade de implantação do LTE são Boa Vista (RR); Brasília (DF); Campo Grande (MT); Fortaleza (CE); Macapá (AP); Natal (RN); Rio Branco (AC); e Teresina (PI).

Para saber as cidades em que se pretende realizar a “Mitigação Preventiva” e as cidades em que ela já foi realizada e, portanto, houve a ativação do SMP na faixa de 700 MHz, basta acessar r o relatório de “Ativação de cidades” no site TV perfeita.

Posted in Infraestrutura urbana, TelecomTagged 700 MHz, Anatel, telefonia móvel

Navegação de Post

Caterpillar personaliza equipamentos
Caem investimentos em saneamento básico

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

© 2019 InfraRoi | Todos os direitos reservados | desenvolvido por Criaturo